Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e as Políticas Educacionais orientadas por organismos internacionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.6412

Palabras clave:

Ensino Profissional e Tecnológico, Institutos Federais, Banco Mundial.

Resumen

O presente estudo trata da compreensão de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como atendimento à lógica capitalista disseminada por setores sociais e organismos internacionais. Dentro deste enfoque, o estudo tem como fundamento documentos oriundos do Banco Mundial direcionados para a educação nos países em desenvolvimento e publicação do Ministério da Educação e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica com enfoque em explicar a criação do novo sistema de ensino institucionalizado. A base deste estudo é a Análise de Discurso Crítica (ADC) como aporte teórico e metodológico fundamentado em estudos de Normam Fairclough (2001), por meio do qual os Institutos Federais propiciam responder aos interesses expressos nos modelos contidos nas orientações internacionais, como o Banco Mundial.

Biografía del autor/a

Sibele Leandra Penna Silva, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Graduada em Ciências Contábeis e Administração

Mestre em Administração

Doutoranda em Economia Doméstica

Professora do IFMG

Amelia Carla Sobrinho Bifano, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Graduada em Economia Doméstica

Doutora em Engenharia de Produção

Professora do Departamento de Economia Domética e da Pós-Graduação em Economia Doméstica - UFV

Publicado

2020-11-30

Número

Sección

Artigos