Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e as Políticas Educacionais orientadas por organismos internacionais
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.6412Palabras clave:
Ensino Profissional e Tecnológico, Institutos Federais, Banco Mundial.Resumen
O presente estudo trata da compreensão de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como atendimento à lógica capitalista disseminada por setores sociais e organismos internacionais. Dentro deste enfoque, o estudo tem como fundamento documentos oriundos do Banco Mundial direcionados para a educação nos países em desenvolvimento e publicação do Ministério da Educação e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica com enfoque em explicar a criação do novo sistema de ensino institucionalizado. A base deste estudo é a Análise de Discurso Crítica (ADC) como aporte teórico e metodológico fundamentado em estudos de Normam Fairclough (2001), por meio do qual os Institutos Federais propiciam responder aos interesses expressos nos modelos contidos nas orientações internacionais, como o Banco Mundial.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.