Pane no sistema? uma aposta na escola para além das engrenagens modernas
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.8138Palabras clave:
Educação, Escola, Modernidade, Arte, FilosofiaResumen
Com o presente artigo objetivamos problematizar a escola. Para isso, fazemos dois movimentos distintos: o primeiro intenta compreender a fabricação da escola como instituição fundamental às engrenagens modernas e, o segundo busca olhar as possibilidades de criação e resistências experimentadas coletivamente em um grupo de professores e estudantes do extremo sul do Rio Grande do Sul. Na companhia de Michel Foucault e Gilles Deleuze pensamos nas tramas escolares como aquelas que formam subjetividades e, paradoxalmente, nos potencializam a problematizar e ocupar outros modos possíveis de existir e conviver no e com o mundo. Tensiona-se a escola de modo a explorar suas brechas, em sua potência de encontros de saberes, de coletividades, de exercícios filosóficos. Aqui se trata de uma aposta na escola e nos seus múltiplos modos de composição de sujeitos, para além das engrenagens modernas. Investe-se, sobretudo, em um convite ao pensamento e à experimentação de encontros outros, de potências de criação e de inventivas relações consigo mesmo e com o mundo através/na escola.Descargas
Publicado
2021-08-30
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.