Traços das incongruências em processos organizativos escolares indígena e não indígena

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8508

Palabras clave:

Educação, Legislação, Prática Pedagógica, Diálogo

Resumen

Considerando a necessidade do diálogo intercultural crítico na prática didática, investigou-se a organização escolar indígena e não indígena, com o olhar voltado ao atendimento do aluno índio nestes dois segmentos educacionais - à luz da legislação, nomeadamente, à educação indígena pós-Constituição Federal de 1988. O aporte teórico ao tema se sustentou em autores como Geertz (2008), Boas (2005), Aguilera Urquiza (2010; 2017) Candau (2016), Sacristán e Gómez (1998). A análise transcursou, a um só tempo, pelos Projetos Políticos Pedagógicos de duas escolas estaduais: uma indígena e outra não indígena, ambas se localizam na cidade de Dourados, MS.          Desse modo, a pesquisa se caracteriza exploratória, do ponto de vista de seu objetivo, bibliográfica e documental, por seus procedimentos. Os achados esboçam perspectivas e incongruências referentes ao conhecimento tradicional e o hegemônico ocidental no cotidiano escolar, sobretudo, do caso em questão, da índole pedagógica avessa a etnohistoricidade sociocultural dos povos indígenas, bem como, a prevalência de um certo entendimento da parte dos professores em relação à temática. A realidade que se apresenta é a de alunos indígenas sem acesso à escola, o que perpetua a desigualdade e a iniquidade pela fragmentação social e, por conseguinte, subjugações cujo efeito gera a exclusão étnica. Espera-se, com o resultado delineado pela análise, contribuir para a reflexão sobre a necessidade de comunicação entre os dois universos culturais, da formação de professores à correção das insuficiências nas práticas pedagógicas ordinárias.

Palavras-chave: Educação; Legislação; Prática Pedagógica; Diálogo.

Biografía del autor/a

Evanir Gomes dos Santos, Professora Rede Pública de Ensino SED - Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul

Pós doutora em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Doutorado e Mestrado em Ciência da Educação (UTCD); Mestrado em Estudos de Linguagens (UFMS); Especialização em Ensino da Língua \ Leitura e Produção textual (UNIC); Graduação em Letras Licenciatura Plena (UCDB) e GRADUAÇÃO em Pedagogia pela Faculdade FABRAS Brasília, DF. Atualmente faz parte: do comitê científico do Congresso Internacional dos Direitos Humanos\MS; do banco de consultores AD HOC da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná e, também da FUNDECT Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul; membro do Instituto dos Direitos Humanos (IDHMS-JN) e, professora efetiva da Rede Pública de Ensino (SED\SEMED) em Campo Grande, MS-Brasil. Atua principalmente com Projetos na prática inter \ transdisciplinar. E-mail: evanirgsantos@gmail.com, ORC ID <>: https://orcid.org/0000-0001-7093-1095

Getúlio Raimundo de Lima, Professor SED Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -UFMS, possui mestrado em Geografia (UFMS) , Bacharel em Ciências Sociais (UFMS), Licenciatura em Sociologia (UFMS), Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFMS). Especialização em gestão pública e sociedade (UFT). Desenvolveu atividades de coordenação e formação em órgão do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi consultor e coordenador de projetos da Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Estado de Mato Grosso do Sul- CONERQ-MS. Ex-coordenador de Formação da Fundação do Trabalho e Economia Solidária-FUNTRAB/MS. Pesquisador externo do Instituto Complutense de Estudios Jurídicos Críticos de Madrid. Membro do Instituto de Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul. Participou de movimentos sociais, atividades e Cursos na Argentina, Bolívia, Costa Rica, Quênia-África, bem como, em vários estados do Brasil. Membro da Red Latinoamericana y Caribeña de Educación en Derechos Humanos (RedLACEDH), bem como da Réseau international Amérique Latine Afrique Europe Caraïbes (Red Alec). Participa dos movimentos sociais do Estado de Mato Grosso Sul. Questões de pesquisas e estudos: produção capitalista do espaço e teoria do desenvolvimento, educação, direitos humanos, democracia, desigualdade social e trabalho. Atualmente exerce o cargo efetivo de professor na Rede estadual de ensino.

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Publicado

2021-12-22

Número

Sección

Artigos