Interfaces entre educação física e teoria social – reflexões e desafios para a formação científica

Autores/as

  • Juliano de Souza Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Gabriel Carvalho Bungenstab Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Marcelo Moraes e Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Rui Proença Garcia Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i2.8575

Palabras clave:

Educação Física, Teoria Social, Formação científica

Resumen

No presente texto temos como objetivo suscitar algumas reflexões e questões preliminares a respeito das interfaces existentes entre a formação para pesquisa no âmbito da Pós-Graduação em Educação Física e os usos da teoria social. Nesse percurso, inicialmente apontaremos algumas situações que nos parecem sensíveis no tocante ao modo como a teoria social tem sido acionada na área. Procuraremos desenvolver, em diálogo com a literatura teórica especializada, três situações ideais-típicas que, por hipótese, expressariam esses usos teóricos. Em seguida, traremos algumas questões para pensar o fazer científico em Educação Física à luz de uma reflexividade hermenêutica expandida e, na esteira dessa proposta, defenderemos um emprego mais dialógico das teorias como subpolítica formativa no âmbito da Pós-Graduação em Educação Física no Brasil. Nesse sentido, concluímos que é preciso estar atento para questões que envolvem “os problemas de recepção teórica”, caso contrário, correremos o risco de mantermos não só posturas amedrontadas, mas também superficiais diante da teoria social.

Biografía del autor/a

Juliano de Souza, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Educação Fisica. Professor da graduação e pós-graduação em Educação Física na Universidade Estadual de Maringá.Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto – Faculdade de Desporto da Universidade do Porto


Gabriel Carvalho Bungenstab, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás(UEG) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFG (PPGEF-UFG).

Marcelo Moraes e Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação Física. Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná

Rui Proença Garcia, Universidade do Porto

Doutorado Em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto(1994). Atualmente é professor Catedrático da Universidade do Porto. Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto – Faculdade de Desporto da Universidade do Porto


Publicado

2022-08-17

Número

Sección

Em foco