Mais do que nunca, a casa: uma experiência errante em cartas
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.8875Palabras clave:
Cartas, Docência, Diferença, Educação Básica, PandemiaResumen
A partir da experiência de trocar cartas com estudantes de uma escola pública durante a pandemia de sars-cov-2 nos defrontamos com a seguinte questão: o que pode uma correspondência pedagógica comprometida com o “tempo livre” e com a educação pública? Na primeira sessão deste artigo discutimos o conceito da forma escolar de Jan Masschelein e Marteen Simons e propomos quatro pistas para explorar as potências da escrita de cartas pedagógicas. Alteridade, amorosidade, encontro e errância são os gestos educativos que emergem destas pistas. Na segunda sessão, discutimos a importância da estesia provocada pela utilização de linguagens artísticas e culturais em nossa correspondência. Finalizamos o artigo de forma descritiva, conduzindo uma leitura em sobrevoo ao conteúdo das cartas, em que temas da disciplina ecologia são interpelados por questões relacionadas aos povos indígenas no Brasil.
Citas
AMORIM, Antônio Carlos. Cartas, fragmentos do tempo do amor. Cadernos de Educação. Pelotas, p. 49-59, set./dez. 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1633>. Acesso em: 16 jun. 2021.
EUGÉNIO, Fernanda; FIADEIRO, João. O encontro é uma ferida. Excerto da conferência-performance Secalharidade. 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Organização de Ana Maria de Araújo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
GALLO, Silvio. Desejo de normalidade. In: FISS, Dóris Maria Luzzardi; UBERTI, Luciani (org.). Quarentenário: pequeno breviário dos tempos de pandemia. Textura, Canoas RS, v. 23, n. 53, p. 447-514, jan./mar. 2021. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6348>. Acesso em: 16 jun. 2021.
GRUBER, Juçara Gomes (org.). O livro das árvores. Manaus: Benjamin Constant: Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngues, 1997.
HEMPKMEYER, Sheila. Corpos variantes: abecedários, errâncias e travessuras. ClimaCom – Coexistências e cocriações. Campinas SP, ano 8, n. 20, abr. 2021. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/corpos-variantes/. Acesso em: 16 jun. 2021.
KASPER, Kátia Maria; TÓFFOLI, Gabriela de Sousa. Errâncias: cartografias em trajetos de-formativos. Leitura: Teoria & Prática, Campinas SP, v. 36, n. 72, 2018. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/666. Acesso em: 16 jun. 2021.
KOHAN, Walter Omar. Entre nós, em defesa de uma escola. ETD - Educação Temática Digital, Campinas SP, v. 19, n. 4, p. 590–606, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648631. Acesso em: 16 jun. 2021.
KOPENAWA, Davi; ALBERTS, Bruce. A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. 2ª ed. São Paulo: Intermeios, 2012.
MASSCHELEIN, Jan. E-ducando o olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Educação & Realidade, Campinas SP, v. 33 (1), p. 35-48, jan./jun. 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/6685/3998. Acesso em: 02 jul. 2021.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
SILVA, Cíntia Vieira; KASPER, Kátia Maria. Diferença como abertura de mundos possíveis: aprendizagem e alteridade. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 56, p. 711-728, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22815. Acesso em: 16 jun. 2021.
SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Tradução de Giane Lessa. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
STOLF, Raquel. Panquecas Fantasmáticas. Recibo 23. Recife, v. 8, jun./jul. 2011. Disponível em: https://issuu.com/recibo/docs/recibo23_online. Acesso em: 16 jun. 2021.
TZVIETÁIEVA, Marina. A carta. In: CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; SCHNAIDERMAN, Boris. Poesia Russa Moderna: nova antologia. 4ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.