O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem?
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i2.9788Palabras clave:
Mapas Mentais, Mapas Conceituais, Percepção de alunosResumen
Este trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos alunos sobre a construção de Mapas Mentais e Mapas Conceituais destacando as características individuais de cada um. A pesquisa foi realizada com trinta e seis alunos do Ensino Médio de uma escola pública de São Luis/MA. Para coleta de dados foram utilizados questionários, respondidos pelos participantes após vivencias com a construção de mapas em sala de aula. Os dados foram analisados segundo o referencial da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que os alunos compreenderam as finalidades dos mapas como recursos de apoio a aprendizagem. Alguns apresentaram dificuldades na construção de Mapas Conceituais, devido a necessidade de seguir as regras de elaboração pela falta de prática. Na percepção deles, a utilização dos Mapas Mentais ajuda na organização das ideias e, de forma geral o processo de elaboração de mapas, sejam mentais ou conceituais podem facilitar o processo de aprendizagem.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.