Fracasso escolar – Uma análise de literatura entre 2016-2021

Autores/as

  • Daniel Cerdeira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ingrid Mesquita Coelho Universidade Federal do Pará
  • Fernanda Sousa Ferreira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.9807

Resumen

O fracasso escolar é um fenômeno que assola os sistemas educacionais mundo afora, dessa maneira, o objetivo deste estudo foi analisar a literatura no formato de artigos científicos publicados em língua portuguesa, inglesa e espanhola, entre 2016-2021, sobre o fenômeno do fracasso escolar. Metodologicamente, trata-se de uma revisão de literatura integrativa, composta por 53 artigos colhidos no Portal Periódicos CAPES, analisados via Análise de Conteúdo. Os dados extraídos possibilitaram a construção de cinco categorias, a saber: 1) A escola, 2) Fracasso escolar como projeto político, 3) Alunos que fracassam, 4) Professores, 5) Estratégias para lidar com o fracasso escolar. Os resultados discutiram a multicasualidade do fenômeno, mas a culpa por tal dinâmica ainda recai sobre o aluno e sua família, principalmente as famílias mais pobres.  A escola, mesmo tendo sido democratizada às classes mais baixas, ainda não consegue incluir todos os alunos, além de que o fracasso escolar pode ser resultado da orientação neoliberal na educação. Concluímos que o enfrentamento ao fracasso escolar requer o comprometimento de toda a sociedade para que a educação ofertada nos sistemas de ensino não seja excludente e discriminatória.

Biografía del autor/a

Daniel Cerdeira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo. Doutor em Psicologia Social e Cultura pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em Psicologia e Processos Psicossociais pela Universidade Federal do Amazonas; Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e em Psicologia Social

Ingrid Mesquita Coelho, Universidade Federal do Pará

Graduada em Psicologia. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará.

Fernanda Sousa Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Psicologia. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2023-03-29

Número

Sección

Artigos