DIFICULDADES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ATUAM COM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10754Palavras-chave:
Trabalho Docente, Atendimento Educacional Especializado, Salas de recursos multifuncionais.Resumo
O objetivo do presente texto foi descrever as dificuldades da prática pedagógica ocorrida no trabalho dos professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) dos municípios da região do Piemonte da Diamantina, Bahia. 36 docentes participaram do estudo através de uma entrevista com roteiro semiestruturado. Sintetizando os achados, as falas dos docentes entrevistados expuseram as principais dificuldades que dificultam a prática pedagógica no AEE que são, segundo a opinião deles: problemas na estrutura física e nos materiais pedagógicos; pouca oferta de cursos de formação continuada; constantes interferências no trabalho e autonomia dos professores; falta da presença de uma equipe multidisciplinar; problemas com os familiares dos alunos; problemas com os gestores municipais; o grande número de alunos; dificuldades na comunicação entre os professores de AEE e os docente da sala de aula comum; carga horária insuficiente para o trabalho no AEE. Essas dificuldades invariavelmente prejudicam de forma indelével o trabalho cotidiano dos professores de Educação Especial e consequentemente interferem negativamente na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos público alvo do Atendimento Educacional Especializado.
Referências
ALBUQUERQUE, E. R. Prática Pedagógica inclusiva: um estudo de caso em escola com atendimento educacional especializado (AEE) em Jaboatão dos Guararapes-PE. 2014. 340 p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco. Recife.
ARAÚJO, C. M. DE; RAMOS, M. D. P.; SILVA, O. O. N. DA; SOUZA, E. C. DE. Condições de trabalho docente: uma análise sobre a remuneração salarial e satisfação com a carreira. Cenas Educacionais, v. 3, p. e9907, 2 nov. 2020.
BAHIA. Diretrizes da educação inclusiva no estado da Bahia: (pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação). Secretaria da educação do estado da Bahia. Salvador. 2017.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
BRASIL. MEC/SEESP. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008.
BRASIL. Decreto nº 7.611/2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.
BRASIL. Censo Escolar. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília: Inep, 2017.
CAMPOS, M. Z. A profissionalização do professor: formadores e formandos no ensino superior. In: CARLINI, Alda Luiza; SCARPATO, Marta. (Orgs.). Ensino superior: questões sobre a formação do professor. São Paulo: Avercamp, 2008. p. 64-81.
CIA, F.; RODRIGUES, R. Ações do professor da sala de recursos multifuncionais com os professores das salas comuns, profissionais e familiares de crianças pré-escolares incluídas. Práxis Educacional. v. 10, n. 16, p. 81-103, jan/jun. 2014.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GOUVEIA, A. B.; CRUZ, R. E. da; OLIVEIRA, J. F. de; CAMARGO, R. B. de. Condições de trabalho docente, ensino de qualidade e custo-aluno-ano. RBPAE – v.22, n.2, p. 253-276, jul/dez. 2006.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÃSTICA/IBGE. Cidades. Em: http://www.cidades.ibge.gov.br/v3/cidades/home-cidades. Acessado em 15 de janeiro de 2019
LUNARDI-LAZZARIN, M. L.; HERMES, S. T. Educação Especial como campo de saber e poder nas políticas de inclusão escolar. Revista Contrapontos, Vol. 17, n. 2, Itajaí, Abr – Jun, 2017.
MACEDO, R. S. A Etnopesquisa crítica e multireferencial nas ciências humanas e na educação. 2ª Ed. Salvador: Edufba, 2004.
MAUCH, C.; SANTANA, W. Escola para todos: experiências de redes municipais na inclusão de alunos com deficiência, TEA, TGD e altas habilidades – Brasília: UNESCO, 2016. 100 p.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11ª edição. São Paulo: Hucitec, 2010.
MIRANDA. T. G. A relação entre o professor da educação especial e da educação comum. Jorsen – Journal of research in special education needs, vol. 16, nº s1, 2016, p. 98-105.
MIRANDA. T. G.; ROCHA, N. S.; SANTOS, P. A. dos. O papel da sala de recursos para a inclusão do aluno com deficiência. Anais do V Congresso brasileiro multidisciplinar de Educação Especial. Londrina – PR, 2009.
OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, Dec. 2004.
OSÓRIO, Priscila Formagio; SARDAGNA, Helena Venites. A falta de oferta do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica: narrativas dos professores de uma escola pública. Revista de Educação, Ciência e Cultura. Canoas, v. 25, n. 1, 2020.
PALMA, D. T. Escolas do campo e atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncional. 2016. 142 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho. Araraquara.
SÁ, D. M. P. de. Gestão Municipal para a Educação Inclusiva: estudo exploratório. 58 p. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão). School of management sciences. Barcarena – Portugal.
SILVA, Osni Oliveira Noberto da; MIRANDA, Theresinha Guimarães; BORDAS, Miguel Angel Garcia. n. 39 - Condições de trabalho docente no Brasil: ensaio sobre a desvalorização na educação básica. Jornal de Políticas Educacionais, [S.l.], v. 13, nov. 2019.
SILVA, Osni Oliveira Noberto da; RAMOS, Michael Daian Pacheco; MIRANDA, Theresinha Guimarães; BORDAS, Miguel Angel Garcia. Condições de trabalho docente: uma análise de revistas de educação da Bahia. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 12, n. 28, p. 233-248, 1 jan. 2019.
SILVA, Osni Oliveira Noberto da; MIRANDA, Theresinha Guimarães; BORDAS, Miguel Angel Garcia. Atendimento educacional especializado, sala de recursos e tecnologias assistivas: a tríade da educação inclusiva. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 12, p. 267-281, 2018.
SOUSA, B. M. O gestor escolar e seu compromisso com a inclusão no ensino regular - fragilidades e potencialidades da escola. 2014, 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Escolar). Universidade de Brasília. Brasília – DF.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6ª Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.