Formação de professores no ensino superior: ecos de um modelo de formação pedagógica numa universidade portuguesa

Autores

  • José Matias Alves Univ. Católica Portuguesa, Fac. Educ. e Psicologia
  • Ana Luísa Melo Univ. Católica Portuguesa, Fac. Educ. e Psicologia
  • Luísa Ribeiro Trigo Univ. Católica Portuguesa, Fac. Educ. e Psicologia
  • Ilídia Vieira Univ. Católica Portuguesa, Fac. Educ. e Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.18316/462

Palavras-chave:

Formação, de professores, ensino superior, desenvolvimento, profissional

Resumo

Este trabalho pretende apresentar e refletir acerca do modelo de Formação Pedagógica Avançada, que se iniciou numa universidade portuguesa no ano letivo 2010/2011, no sentido de facultar a todos os docentes interessados um contacto com as grandes questões da pedagogia, da didática e da avaliação pedagógica. Assim, são apresentados os objetivos do programa, os participantes (119 docentes de cinco diferentes unidades académicas), as competências a desenvolver, os conteúdos, as modalidades, as metodologias, os recursos, a duração e a forma de avaliação do programa. São também apresentados dados quantitativos e qualitativos relativos à avaliação do programa, assim como algumas recomendações, que a partir daí emergiram. Os dados disponíveis permitem identificar os pontos fortes do programa, nomeadamente na componente relacional (quer entre os docentes, quer entre os docentes e os formadores), na componente fortemente reflexiva e no estímulo ao aprofundamento das competências no futuro. Também permitem perceber onde se situam os principais desafios na melhoria do programa, nomeadamente no domínio da adequação do programa aos participantes, na aplicabilidade das aprendizagens e na forma de abordar os conteúdos da formação. Sumariamente, podemos afirmar que, em termos gerais, o grupo de professores, que participou desse programa de formação, viu neste uma oportunidade de desenvolvimento profissional, procurando a melhoria da ação docente.

Palavras-chave: Formação de professores; ensino superior; desenvolvimento profissional de professores.

Teacher training in undergraduate education: echoes of a model of teacher training in a Portuguese university

Abstract: This paper intends to present and reflect on the model of Advanced Teacher Training that began in a Portuguese university in the academic year of 2010/2011 in order to provide all interested teachers a contact with the great issues of pedagogy, the didactic, and pedagogical evaluation. Thus, we present the objectives of the program, the participants (119 teachers from five different academic units), the skills to be developed, the contents, the modalities, the methodologies, the resources, duration and form of program evaluation. We also present quantitative and qualitative data related to program evaluation as well as some recommendations that emerged from there. The available data allow us to identify the strengths of the program, namely in the relational component (either among teachers or between teachers and trainers), in the strongly reflective component and encouraging the further development of skills in the future. They also allow us to understand where are the main challenges in program improvement, Namely in the field of suitability of the program to the participants, in the applicability of learning and approaching to the contents of the training. Briefly, we can say that, in general terms, the group of teachers who participated in this training program saw in this an opportunity for professional development, seeking to improve teaching.

Keywords: Training of teachers, undergraduate education, professional development of teachers.

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Publicado

2012-08-17

Edição

Seção

Em foco