Relações entre “ideologia de gênero” e assédio: o poder dos discursos na constituição de comportamentos
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i3.5598Palavras-chave:
Educação, Ideologia de Gênero, Assédio.Resumo
O presente artigo integra uma pesquisa a nível de Mestrado que procura trazer elementos para a discussão sobre correntes de pensamento que alimentam discursos sobre gênero, nomeados ideologia de gênero, sejam conservadores ou liberais. Objetiva a análise de i) discursos constitutivos de práticas de assédio sexual, no exercício daquilo que algumas subjetividades institucionalizadas chamam de autonomia e ii) discursos que fomentam e formulam o uso adestrado do termo ideologia de gênero. Inspirado no arcabouço teórico foucaultiano, que define a governamentalidade vigente e confere propriedade às análises discursivas, o artigo traz como problema de pesquisa: como se constitui a subjetividade do brasileiro, homem ou mulher, que reivindica o poder da família normativa e não compreende a própria contradição ao permitir, incentivar ou produzir assédio? Buscou-se as condições de possibilidade que fazem emergir discursos conservadores e ao mesmo tempo geram um ambiente próprio para as discussões sobre assédio sexual. O artigo aponta para o termo ideologia de gênero de origem católica instituída na sociedade neoliberal. Tem como corpus analítico um comparativo entre questões filosóficas de obras midiáticas da atualidade, utilizadas para sensibilização, e as normativas recentes das legislações de ensino voltadas para os temas de gênero e sexualidade, com destaque para o Escola sem Partido e sua proposição quanto a ideologia de gênero. Foi realizado um investimento para procurar compreender, na historicidade atual, pontos de apoio que permitiram a constituição de subjetividades engendradas em comportamentos de assédio sexual e um complexo temor pela educação em gênero e sexualidade ministrada nas escolas brasileiras. O trabalho encaminha-se a concluir que o mecanismo governamental passível de sensibilizar contra a prática de assédio sexual não é a supressão da educação sexual, mas sim uma efetiva educação para sexualidade e gênero.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.