Inserindo o conhecimento dos chondrichthyes na educação básica através de vídeo de educação oceânica

Autores

  • Marcele Moura Vicente Instituto Mar Adentro pelo Projeto Ilhas do Rio (WWF-Brasil) / Educadora Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Pesquisadora. http://orcid.org/0000-0003-4986-8137
  • Caio Henrique Gonçalves Cutrim Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBIO); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Mestrando. http://orcid.org/0000-0002-1732-244X
  • Lúcio Paulo do Amaral Crivano Machado Departamento de Ensino de Ciências e Biologia; Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IBRAG/UERJ) / Professor. http://orcid.org/0000-0001-7217-1720

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.10055

Palavras-chave:

Zoologia. Educação ambiental, Inovação metodológica, Educação brasileira.

Resumo

Os Chondrichthyes são animais distribuídos por todo o mundo, podendo ocorrer em águas tropicais, subtropicais, temperadas ou frias, sendo um grupo importante para o entendimento dos ecossistemas aquáticos, sejam eles marinhos ou de água doce, pois ocupam o topo da cadeia trófica, exercendo efeitos significativos na cadeia alimentar no controle de populações em níveis mais baixos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais recomendam o uso de estratégias inovadoras e materiais de apoio no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivo desenvolver um material didático para auxiliar esse processo em zoologia com ênfase em Chondrichthyes para alunos do ensino básico. O trabalho foi realizado por meio de levantamento nos livros didáticos de ciências da natureza da editora Moderna aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), juntamente com as competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O conteúdo audiovisual pode ser uma ferramenta valiosa para ações de ensino, principalmente quando se pensa em inclusão. Com isso, foi elaborado um vídeo com o objetivo de levar conhecimento aos alunos, contendo informações sobre a biologia geral dos Chondrichthyes como material didático gratuito de fácil compreensão, acesso e alternativo para a formação do conhecimento dos alunos sobre a diversidade e conservação dos tubarões, raias e quimeras.

Biografia do Autor

Marcele Moura Vicente, Instituto Mar Adentro pelo Projeto Ilhas do Rio (WWF-Brasil) / Educadora Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Pesquisadora.

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG/UERJ); Educadora ambiental associada ao Instituto Mar Adentro pelo Projeto Ilhas do Rio (WWF-Brasil); Pesquisadora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF/UFRJ).

Caio Henrique Gonçalves Cutrim, Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBIO); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Mestrando.

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ); Aluno de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBio), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Co-coordenador no Projeto Iurukuá: Educação Oceânica e Conservação de Tartarugas Marinhas

Lúcio Paulo do Amaral Crivano Machado, Departamento de Ensino de Ciências e Biologia; Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IBRAG/UERJ) / Professor.

Doutor em Biociências Nucleares pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Professor adjunto do Departamento de Ensino de Ciências e Biologia, do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IBRAG/UERJ); Docente permanente do Curso de Especialização em Ensino de Ciências (UERJ) e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO-UERJ)

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos