Consensualidade na justiça 100% digital: problemas e perspectivas

Autores

  • Marcelo Pereira Almeida Universidade Católica de Petrópolis e Universidade Federal Fluminense / Professor.
  • Adriano Moura da Fonseca Pinto Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá/ Professor.
  • Klever Paulo Leal Filpo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ Professor

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.10558

Palavras-chave:

Políticas Públicas Judiciárias, Juízo 100% Digital, Consensualidade.

Resumo

O paper dialoga com duas políticas judiciárias de iniciativa do CNJ, que promovem a adoção de métodos consensuais de solução de conflitos, sobretudo a conciliação e a mediação, bem como a informatização crescente dos processos judiciais. A proposta do trabalho é refletir sobre essas inovações, pensando em problemas e dificuldades que podem atravessar o caminho da consensualidade nesse contexto. Foi utilizado o método dedutivo, parcialmente exploratório, a partir do mapeamento normativo que regula esses seguimentos e da abordagem bibliográfica de autores que enfrentaram os temas discutidos no presente texto em diferentes perspectivas, associado a experiências e observações empíricas dos autores em sua prática forense. 

Biografia do Autor

Marcelo Pereira Almeida, Universidade Católica de Petrópolis e Universidade Federal Fluminense / Professor.

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Pós- doutorando em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Advogado; Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNESA e da Universidade Católica de Petrópolis (Mestrado e Doutorado); Professor de Direito Processual Civil da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ); Professor de Teoria Geral do Processo e Direito Processual da UFF.

Adriano Moura da Fonseca Pinto, Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá/ Professor.

Doutor em Direito; Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá; Pesquisador do Observatório da Mediação e da Arbitragem (UNESA/UERJ).  

Klever Paulo Leal Filpo, Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ Professor

Doutor em Direito; Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis e da Graduação em Direito do Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Pesquisador do INCT/InEAC.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos