O ESTUDO DA PSICOLOGIA COGNITIVA EM CONJUNTO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.10788

Palavras-chave:

Artificial intelligence, Cognitive psychology, Children's mental health, Deep learning, Convolutional neural network.

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa é fornecer uma revisão e análise completa da interação entre a
inteligência artificial (IA) e a psicologia. Falo de programas de computador de última geração que são
capazes de simular a cognição e o comportamento humano (tais como Interfaces HomemComputador, modelos da mente, e programas de mineração de dados). As aplicações podem ser
divididas em várias subcategorias e têm muitos aspectos diferentes. Embora o desenvolvimento de
robôs artificialmente inteligentes tenha sido e continue sendo o principal objetivo da pesquisa e
desenvolvimento de IA, a ampla aceitação e uso de sistemas de IA resultou em uma transferência
muito mais ampla de tecnologia. O artigo começa com uma breve história da psicologia cognitiva,
uma discussão de suas idéias e modelos fundamentais, e um olhar sobre as maneiras pelas quais o
estudo está ligado à inteligência artificial (IA). A segunda parte deste artigo analisa mais de perto as
dificuldades encontradas pelo campo da interação homem-computador, juntamente com seus
objetivos, deveres, aplicações e teorias psicológicas subjacentes. Os múltiplos obstáculos científicos,
pragmáticos e técnicos (problemas de complexidade, coeficientes perturbadores, etc.) impedem a
extensão ou a superação desses limites. Também demonstramos o uso potencial da modelagem
mental nas áreas de diagnóstico, manipulação e apoio educacional neste trabalho. As previsões
podem ser feitas com o uso de mineração de dados, descoberta de conhecimento ou sistemas
especializados (por exemplo, os prognósticos de crianças com problemas mentais com base em seus
ambientes). O artigo revisa as características em falta e oferece uma visão geral dos coeficientes
utilizados no sistema. Finalmente, discutimos a aplicação de sistemas especializados e simulação de
vida (modelo mental aplicado) em realidade virtual para beneficiar as pessoas autistas e seus entes
queridos.

Biografia do Autor

KDV Prasad, Hyderabad Symbiosis International (Deemed University)

Assistant Professor (Research), Symbiosis Institute of Business Management, Hyderabad

Symbiosis International (Deemed University), Pune, Hyderabad

Sripathi Kalavakolanu, Hyderabad Symbiosis International (Deemed University)

Assistant Professor (Human Resources), Symbiosis Institute of Business Management, Hyderabad Symbiosis International (Deemed University), Pune, India

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Publicado

2023-03-10

Edição

Seção

Artigos