Autonomia, liberdade, criatividade e transdisciplinaridade em uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.18316/1079Palavras-chave:
Educação emancipatória. Criatividade. Pedagogia Waldorf.Resumo
Este trabalho é resultado dos estudos do grupo de pesquisa sobre uma escola cuja proposta se articula criativamente aos princípios epistemológicos de uma educação transdisciplinar. O objetivo é aprofundar a discussão sobre teoria e prática a fim de buscar propostas pedagógicas que transgridam as normas instituídas pelo modelo educacional vigente e que possam avançar em alianças com o crescimento humano e a convivência civilizada para uma sociedade solidária. Neste trabalho, os elementos autonomia, liberdade e criatividade são compreendidos à luz do princípio de complementaridade e da lógica do terceiro termo incluído, segundo o qual, apesar da liberdade controlada, da autonomia vigiada e da transdisciplinaridade patrulhada, a criatividade é possível.
Palavras-chave: Educação Emancipatória. Criatividade. PedagogiaWaldorf.
Autonomy, freedom, creativity andtransdisciplinarity in a public school
Abstract
This work is the result of studies conducted by the research group on a school whose purpose is to creatively articulate epistemological principles of a transdisciplinary education. It aims at deepening the discussion on theory and practice in order pedagogical proposals that contravene the standards imposed by the current educational and they estabilish alliances with human growth and civilized coexistence for a caring society. In this paper, autonomy, freedom and creativity are conceived according to the principle of complementarity and to the logic of the third term included. Acording to this principle, despite the controlled freedom, the guarded autonomy and the transdisciplinarity patrolled, creativity is possible.
Keywords: Emancipatory Education. Creativity. Waldorf Education.
Referências
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, p. 258.
BERGER, P. L. Perspectivas sociológicas: uma visão humanista. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 202.
_____; LUCKMANN, T. A Construção social de realidade: Tratado de Sociologia do Conhecimento. 23 ed. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 248.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 12 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006, p. 128.
_____. Introdução ao pensamento complexo. 4 ed. Porto Alegre: Sulina, 2011, p. 120.
NICOLESCU, B. O Manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.
NOVA FRIBURGO. Secretaria Municipal de Educação. Boletim Pedagogia Waldorf – Nova Friburgo. Escola Municipal Cecília Meireles ACVLuz, 2009.
OSTROWER, F. Criatividade e processo de criação. 24 ed. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 186.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.