Autonomia, liberdade, criatividade e transdisciplinaridade em uma escola pública

Autores/as

  • Ana Cristina Souza dos Santos UFRRJ
  • Akiko Santos UFRRJ
  • Helena Corrêa de Vasconcelos UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.18316/1079

Palabras clave:

Educação emancipatória. Criatividade. Pedagogia Waldorf.

Resumen

Este trabalho é resultado dos estudos do grupo de pesquisa sobre uma escola cuja proposta se articula criativamente aos princípios epistemológicos de uma educação transdisciplinar. O objetivo é aprofundar a discussão sobre teoria e prática a fim de buscar propostas pedagógicas que transgridam as normas instituídas pelo modelo educacional vigente e que possam avançar em alianças com o crescimento humano e a convivência civilizada para uma sociedade solidária. Neste trabalho, os elementos autonomia, liberdade e criatividade são compreendidos à luz do princípio de complementaridade e da lógica do terceiro termo incluído, segundo o qual, apesar da liberdade controlada, da autonomia vigiada e da transdisciplinaridade patrulhada, a criatividade é possível.

Palavras-chave: Educação Emancipatória. Criatividade. PedagogiaWaldorf.

Autonomy, freedom, creativity andtransdisciplinarity in a public school

Abstract

This work is the result of studies conducted by the research group on a school whose purpose is to creatively articulate epistemological principles of a transdisciplinary education. It aims at deepening the discussion on theory and practice in order pedagogical proposals that contravene the standards imposed by the current educational and they estabilish alliances with human growth and civilized coexistence  for a caring society. In this paper, autonomy, freedom and creativity are conceived according to the principle of complementarity and to the logic of the third term included. Acording to this principle, despite the controlled freedom, the guarded autonomy and the transdisciplinarity patrolled, creativity is possible.

Keywords: Emancipatory Education. Creativity. Waldorf Education.

 

Biografía del autor/a

Ana Cristina Souza dos Santos, UFRRJ

Doutora em Cências, área de Química pela UFRRJ. Professora do Instituto de Educação/Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino da UFRRJ, professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da UFRRJ e professora colaboradora no Programa de pós-graduação em Ciências Veterinárias da UFRRJ. É coordenadora do grupo de pesquisa Leptrans, sediado na UFRRJ.

Akiko Santos, UFRRJ

Doutora em Educação; Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da UFRRJ.

Helena Corrêa de Vasconcelos, UFRRJ

Doutora em Educação; Professora do Instituto de Educação da UFRRJ

Citas

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Publicado

2013-12-10

Número

Sección

Artigos