Autonomia, liberdade, criatividade e transdisciplinaridade em uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.18316/1079Palabras clave:
Educação emancipatória. Criatividade. Pedagogia Waldorf.Resumen
Este trabalho é resultado dos estudos do grupo de pesquisa sobre uma escola cuja proposta se articula criativamente aos princípios epistemológicos de uma educação transdisciplinar. O objetivo é aprofundar a discussão sobre teoria e prática a fim de buscar propostas pedagógicas que transgridam as normas instituídas pelo modelo educacional vigente e que possam avançar em alianças com o crescimento humano e a convivência civilizada para uma sociedade solidária. Neste trabalho, os elementos autonomia, liberdade e criatividade são compreendidos à luz do princípio de complementaridade e da lógica do terceiro termo incluído, segundo o qual, apesar da liberdade controlada, da autonomia vigiada e da transdisciplinaridade patrulhada, a criatividade é possível.
Palavras-chave: Educação Emancipatória. Criatividade. PedagogiaWaldorf.
Autonomy, freedom, creativity andtransdisciplinarity in a public school
Abstract
This work is the result of studies conducted by the research group on a school whose purpose is to creatively articulate epistemological principles of a transdisciplinary education. It aims at deepening the discussion on theory and practice in order pedagogical proposals that contravene the standards imposed by the current educational and they estabilish alliances with human growth and civilized coexistence for a caring society. In this paper, autonomy, freedom and creativity are conceived according to the principle of complementarity and to the logic of the third term included. Acording to this principle, despite the controlled freedom, the guarded autonomy and the transdisciplinarity patrolled, creativity is possible.
Keywords: Emancipatory Education. Creativity. Waldorf Education.
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