CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS DA FORMAÇÃO DA PRONTIDÃO MOTIVACIONAL DE FUTUROS PROFESSORES EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO UCRÂNIA E EUROPEIA

UMA ANÁLISE COMPARATIVA

Autores

  • Andrii Yablonskyi Petro Mohyla Black Sea National University Ukraine
  • Nataliia Melnyk National Aviation University Ukraine
  • Raisa Shulyhina National Pedagogical Dragomanov University Ukraine
  • Iryna Yengalycheva
  • Halyna Savluk

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i37.10965

Palavras-chave:

Motivational readiness, future teachers, readiness formation, professional activity, psychological and pedagogical conditions

Resumo

O artigo é dedicado à análise comparativa do problema da formação da prontidão motivacional de futuros professores para a atividade profissional em instituições educacionais ucranianas e europeias. A análise mostrou semelhanças na teoria da compreensão científica ucraniana e sueca nas abordagens: o diálogo educacional e profissional estimulou o pensamento independente, criou um espaço para comunicação e ativou a aplicação do conhecimento já adquirido pelos alunos. A investigação demonstrou, que o trabalho em pequenos grupos, assim como o método “brainstorming”, que permitiu aumentar significativamente a atividade criativa dos alunos num curto espaço de tempo, revelou-se eficaz. Ao mesmo tempo, percebeu-se que não é fácil para os alunos se afastarem dos estereótipos existentes na resolução de qualquer problema e oferecerem uma solução nova, original e que vá além do possível. Em geral, o “brainstorming” que era utilizado nos seminários, aulas práticas-laboratoriais incluía as seguintes etapas: preparatória – definição das condições de trabalho em grupo (regras do grupo e orçamento de tempo), criação de vários grupos de “geradores de ideias” e grupos de “ especialistas”, formulando o problema a ser resolvido; básico (“brainstorming”) – resolução de problemas, manifestação máxima de possibilidades criativas, livre expressão de ideias, registro de todas as ideias expressas; revisão - com base em critérios definidos, "experts" escolhiam as melhores ideias (até 10 minutos); final – discussão do trabalho, fundamentação e apresentação das melhores ideias, recomendação para a sua concretização prática. Os participantes do "brainstorming" foram colocados em círculo no auditório. Os "especialistas" localizavam-se fora do círculo, monitoravam o trabalho e registravam todas as falas com base na necessidade de receber o maior número de ideias. O professor administrou o andamento do trabalho, mas não exerceu nenhuma pressão sobre os participantes. Também foi notável que as principais diferenças estão na prática da formação de prontidão motivacional de futuros professores para a atividade profissional em instituições educacionais ucranianas e europeias: nas universidades europeias, essas práticas são mais orientadas para casos, uso de práticas de investigação; sobre o contemporâneo na Ucrânia – mais práticas pedagógicas e teóricas estão incluídas.

Biografia do Autor

Andrii Yablonskyi , Petro Mohyla Black Sea National University Ukraine

Petro Mohyla Black Sea National University, Ukraine

Nataliia Melnyk , National Aviation University Ukraine

National Aviation University, Ukraine

Raisa Shulyhina , National Pedagogical Dragomanov University Ukraine

National Pedagogical Dragomanov University, Ukraine

Iryna Yengalycheva

Bohdan Khmelnytskyi Cherkasy National University, Ukraine

Halyna Savluk

National Pedagogical Dragomanov University, Ukraine

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Publicado

2023-06-27

Edição

Seção

Artigos