FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DOS ALUNOS ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS

Autores

  • Antonina Lovochkina Taras Shevchenko National University of Kyiv Ukraine
  • Dariia Otych Ukrainian State Drahomanov University Ukraine
  • Liubov Spivak Open International University of Human Development “Ukraine” Ukraine

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.10973

Palavras-chave:

Environmental educational strategy, Environmental awarenees, Rules of ecological life, Social media, Environmental education

Resumo

A implementação da educação ambiental dos alunos num contexto de rápido desenvolvimento económico e social é uma das tarefas prioritárias da formação de uma sociedade, o que é impossível sem a participação ativa das instituições de ensino superior, bem como a sensibilização para a necessidade de uma utilização amiga do ambiente dos recursos recursos naturais e uma atitude frugal em relação à natureza. Além disso, os alunos são a força motriz que pode influenciar o estado do meio ambiente no futuro, por isso é extremamente importante hoje organizar o processo educacional para familiarizar crianças e jovens com questões ambientais. A base para a implementação de uma estratégia eficaz de educação ambiental é a unificação máxima de esforços para um resultado eficaz com base na definição de posições de referência em educação ambiental formal e não formal, na formação da capacidade da criança de observar intencionalmente, estudar e corretamente avaliar objetos e fenômenos no processo de observação do ponto de vista do pensamento ambiental. Este artigo tem como objetivo identificar as principais características da formação da consciência ambiental nos alunos por meio das mídias sociais. Metodologia. Durante este estudo, foram utilizados métodos analíticos e bibliográficos para estudar a produção científica sobre o desenvolvimento da consciência ambiental, bem como métodos de síntese, análise da informação, sistema-estrutural, comparativo, lógico e linguístico, abstração, idealização, indução, uma dedução para estudo e tratamento de dados, e uma pesquisa por questionário realizada pelos autores do estudo online para esclarecer de forma prática as questões mais críticas relacionadas à formação da consciência ambiental nos alunos que utilizam as mídias sociais. Resultados. O estudo identificou os principais e mais importantes aspectos teóricos da questão da consciência ambiental, bem como o ponto de vista de cientistas e professores universitários sobre os aspectos críticos dessa questão.

Biografia do Autor

Antonina Lovochkina, Taras Shevchenko National University of Kyiv Ukraine

Taras Shevchenko National University of Kyiv

Ukraine

Dariia Otych , Ukrainian State Drahomanov University Ukraine

Ukrainian State Drahomanov University

Ukraine

Liubov Spivak , Open International University of Human Development “Ukraine” Ukraine

Open International University of Human Development “Ukraine”

Ukraine

Referências

Aldieri, L., Carlucci, F., Vinci, C. P. & Yigitcanlar, T. (2019). Environmental innovation, knowledge spillovers and policy implications: A systematic review of the economic effects literature. Journal of Cleaner Production, 239. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.118051.

Aleixo, M. & Leal, S. (2018). Conceptualization of sustainable higher education institutions, roles, barriers, and challenges for sustainability: An exploratory study in Portugal. Journal of Cleaner Production, 172, 1664–1673. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.11.010.

Budihardjo, M., Bimastyaji, S., Soraya, A., Indah, F. & Fadel, I. (2021). Towards Sustainability in Higher-Education Institutions: Analysis of Contributing Factors and Appropriate Strategies. 13. https://doi.org/10.3390/su13126562 118051.

Chankseliani, M. & McCowan, T. (2021). Higher Education, 81, 1–8. https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s10734-020-00652-w.pdf.

Chen, M. & Xiao, X. (2022). The effect of social media on the development of students’ affective variables. Frontiers in Psychology, 13. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2022.1010766/fullhttps://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1010766.

Findler, F., Schönherr., F., Lozano, Т., Reider, D. & Martinuzzi, A. (2019). The impacts of higher education institutions on sustainable development: A review and conceptualization. International Journal of Sustainability in Higher Education, 20, 4. https://www.researchgate.net/publication/330091766_The_impacts_of_higher_education_institutions_on_sustainable_development_A_review_and_conceptualization. https://doi.org/10.1108/IJSHE-07-2017-0114.

Francisco, L., Jorge, M., Oswaldo, M., Buitrago, S., Javier, J. & Escobar, V. (2021). Environmental Sustainability in Higher Education: Mapping the Field. Revista Electronica de Investigacion Educativa https://www.researchgate.net/publication/352023648_Environmental_Sustainability_in_Higher_Education_Mapping_the_Field. https://doi.org/10.24320/redie.2021.23.e09.4053.

Godemann, J., Bebbington, J., Herzig, C. & Moon, J. (2021). Higher Education and Sustainable Development Exploring Possibilities for Organizational Change. Accounting Auditing & Accountability Journal, 27, 2, 218–233. DOI:10.1108/AAAJ-12-2013-1553. Retrieved from: https://www.researchgate.net/publication/259573757_Higher_Education_and_Sustainable_Development_Exploring_Possibilities_for_Organisational_Change Higher education and the Sustainable Development Goals.

Hess, D. & Maki. A. (2019). Climate change belief, sustainability education, and political values: assessing the need for higher-education curriculum reform. Journal of Cleaner Production, 228, 1157–1166. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652619313824.

Kousar, S., Afzal, M., Ahmed, F. & Bojnec, Š. (2022). Environmental Awareness and Air Quality: The Mediating Role of Environmental Protective Behaviors. Sustainability, 14 (6), 3138. https://www.mdpi.com/2071-1050/14/6/3138. https://doi.org/10.3390/su14063138.

Locatelli, R. (2018). Education as a public and common good: reframing the governance of education in a changing context – UNESCO Digital Library. UNESCO. Retrieved from: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/ pf0000261614.

Mallick, R. & Bajpai, S.P. (2019). Impact of Social Media on Environmental Awareness. In book: Environmental Awareness and the Role of Social Media (pp. 140–149). https://www.researchgate.net/publication/345630547_Impact_of_Social_Media_on_Environmental_Awareness https://doi.org/10.4018/978-1-5225-5291-8.ch007.

Mandryk, O., Malovanyi, M. & Orfanova, M. (2019). Ekolohichna osvita dlia staloho rozvytku. Ekolohichna bezpeka ta zbalansovane resursokorystuvannia [Environmental education for sustainable development. Environmental safety and balanced resource use,], Naukovo-tekhnichnyi zhurnal, 1, 19. 10.31471/2415-3184-2019-1(19)-130-139. http://elar.nung.edu.ua/bitstream/123456789/7387/1/7178p.pdf. [in Ukrainian].

Marta, A., Leal, S. & Miranda, U. (2018). Conceptualization of sustainable higher education institutions, roles, barriers, and challenges for sustainability: An exploratory study in Portugal. Journal of Cleaner Production, 172, 1664–1673. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.11.010.

McCowan, T. (2019). Higher Education for and beyond the Sustainable Development Goals. Palgrave Macmillan. https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-020-00652-w#citeas.

Rivera-Torres, P. & Garcés-Ayerbe, C. (2018). Development of pro-environmental conduct in individuals and its determinants. REIS, 163, pp. 59–78. https://www.ingentaconnect.com/contentone/cis/reis/2018/00000163/00000163/art00004.

Sachs, J., Schmidt-Traub, G., Mazzucato, M., Messner, D., Nakicenovic, N. & Rockström, J. (2019). Six Transformations to achieve the Sustainable Development Goals. Nature Sustainability. https://doi. org/10.1038/s41893-019-0352-9.

Skrypnyk, S., Shevchenko, S. & Zamoroka, A. (2021). Naukovo-metodychni zasady vprovadzhennia metodiv ekolohichnoi osvity i vykhovannia v protsesi navchannia biolohii [Scientific and methodological principles of implementation of methods of ecological education and upbringing in the process of teaching biology]. Zbirnyk naukovykh prats Natsionalnoi akademii Derzhavnoi prykordonnoi sluzhby Ukrainy Seriia pedahohichni nauky 23, 4, 307–326. https://www.researchgate.net/publication/350465801_NAUKOVO-METODICNI_ZASADI_VPROVADZENNA_METODIV_EKOLOGICNOI_OSVITI_I_VIHOVANNA_V_PROCESI_NAVCANNA_BIOLOGII. https://doi.org/10.32453/pedzbirnyk.v23i4.591 [in Ukrainian].

Unterhalter, E., Allais, S., Howell, C., McCowan, T., Morley, L., Ibrahim, O. & Oketch, M. (2018). Conceptualizing Higher Education and the Public Good in Ghana, Kenya, Nigeria, and South Africa. Presented at the CIES 2018 Annual Conference, Mexico City, Mexico. Retrieved from: https://discovery.ucl.ac.uk/id/eprint/10050089/.

Valero-Gilab, J., Leyva-de la Hizc, D., Rivera-Torresd, P. & Garcés-Ayerbe, C. (2021). Educating for the future: How higher education in environmental management affects pro-environmental behavior. Journal of Cleaner Production, 321, 25, 128972. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.128972.

Downloads

Publicado

2023-06-27

Edição

Seção

Artigos