ESGOTAMENTO PROFISSIONAL ENTRE PROFESSORAS DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS GERAIS UCRANIANAS
O TEMPO DE GUERRA IMPORTA?
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i43.11781Palavras-chave:
professores de línguas, esgotamento, Exaustão emocional, despersonalização, redução da realização pessoal, escola secundária geral, tempo de guerraResumo
Esta investigação representa uma continuação de pesquisas anteriores centradas no esgotamento profissional vivenciado por professores de inglês do ensino secundário geral em situações de emergência. Através da implementação do Maslach Burnout Inventory, foram recolhidos dados empíricos de uma amostra de 70 professoras de língua inglesa que trabalham em escolas secundárias gerais na Ucrânia. Os resultados revelaram padrões notáveis nos componentes do esgotamento profissional, incluindo exaustão emocional, despersonalização da personalidade e redução das realizações profissionais. Especificamente, uma proporção significativa de professores relatou experimentar níveis elevados a médios de exaustão emocional, níveis médios a baixos de despersonalização e níveis médios a baixos de redução nas realizações profissionais num contexto de guerra. Por outro lado, a minoria de professores relatou um baixo nível de exaustão emocional, mas um alto nível de redução nas realizações profissionais e na despersonalização. A análise estatística indicou diferenças significativas na exaustão emocional (nível médio), na despersonalização da personalidade (níveis alto e baixo) e na redução das realizações profissionais (nível alto) entre os contextos pré-guerra e de guerra. No entanto, não foi encontrada nenhuma correlação significativa entre experiência profissional e esgotamento profissional entre professoras de língua inglesa. As implicações destas conclusões empíricas são discutidas em relação à literatura existente sobre o esgotamento profissional experimentado pelos professores de língua inglesa nas escolas secundárias gerais, com ênfase tanto nas considerações teóricas como nas implicações práticas.
Referências
Fesun, H., Nechytailo, T., Kanivets, T., Zhurat, Y., & Radchuk, V. (2020). The Correlation of Socio-Psichological Factors with “Burnout” Syndrome in Education. Revista Romaneasca Pentru Educatie Multidimensionala, 12(3), 294-311. https://doi.org/10.18662/rrem/12.3/322
Gedvilienė, G., & Didžiulienė, R. (2020). The Interaction between Teachers’ Professional Burnout and Professional Satisfaction. Pedagogika / Pedagogy, 137(1), 66–82. https://doi.org/10.15823/p.2020.137.4
Government of Ukraine. (2024). Law of Ukraine “On a Complete General Secondary Education”, No 31. Verkhovna Rada https://zakon.rada.gov.ua/laws/show/463-20#Text
Greenberg, J. S. (2002). Comprehensive Stress Management. 7th ed. Boston: McGraw-Hill.
Dogan, Nurdan Duhan, & Dogan, Nur Duha. (2023). School Burnout in Secondary and High School Students: a Systematic Review. Revista Conhecimento & Diversidade (RCD), 15(40), 159–193. https://doi.org/10.18316/rcd.v15i40.11309
Greenberg, M., Brown, J., & Abenavoli, R. (2016). Teacher Stress and Health. Social and Emotional Learning. RWJF Collect, 9, 1–12.
Harvey-Torres, R., Palmer, D., Degollado, D. & Estrada, K. (2022). Three worlds pitfall? A transfronteriza Latina bilingual teacher leveraging literacy to navigate, home, school, and university divides. Teaching and Teacher Education, 116. https://doi.org/10.1016/j.tate.2022.103767
Madigan, D. J., & Kim, L. E. (2021). Towards an Understanding of Teacher Attrition: A Meta-analysis of Burnout, Job Satisfaction, and Teachers’ Intentions to Quit. Teaching and Teacher Education, 105, 1-14. https://doi.org/10.1016/j.tate.2021.103425
Maslach, C., & Goldberg, J. (1998). Prevention of Burnout: New perspectives. Applied and Preventive Psychology, 7, 63–74.
Maslach, C., Jackson, S., & Leiter, M. (1996). Maslach Burnout Inventory Manual. Palo Alto (CA): Consulting Psychologist Press.
Maslach, C., & Schaufeli, W. B. (1993). Historical and Conceptual Development of Burnout. Professional Burnout: Resent Developments in Theory and Research / Eds. W. B. Schaufeli, C. Maslach, and T. Marck. Washington: Taylor & Francis.
Ponomarenko, T. I., Spivak, L. M., & Khomchuk, O. P. (2024). Professional Burnout of General Secondary Education Institution Teachers: Gender Aspect. Habitus, 57, 180-184. https://doi.org/10.32782/2663-5208
Padmanabhanunni, A, & Pretorius, T. B. (2023). Teacher Burnout in the Time of COVID-19: Antecedents and Psychological Consequences. International Journal of Environmental Research and Public Health; 20(5). https://doi.org/10.3390/ijerph20054204
Rasheed-Karim, W. (2020). The Effect of Stressful Factors, Locus of Control and Age on Emotional Labour and Burnout among Further and Adult Education Teachers in the U.K. International Journal of Emerging Technologies in Learning (IJET), 15(24), 26–37. https://doi.org/10.3991/ijet.v15i24.19305
Rathert, S., & Ağçam, R. (2023). Learning at Risk? Language Teaching Under Emergency Remote Conditions. Pedagogika / Pedagogy, 146(2), 39–59. https://doi.org/10.15823/p.2022.146.2
Romero, V., Núñez, J. C., Freire, C., & Ferradás, M. del M. (2023). Adaptive psychological functioning and burnout in teachers: Implications on instructional processes. Psychology, Society & Education, 15(1), 1–10. https://doi.org/10.21071/pse.v15i1.15345
Sadeghi, K., & Khezrlou, S. (2014). Burnout among English Language Teachers in Iran: Do Socio-demographic Characteristics Matter?, Procedia - Social and Behavioral Sciences, 98(4), 1590–1598. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.03
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tetiana Ponomarenko, Liubov Spivak, Olena Khomchuk , Iryna Tsypnniatova
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.