ESGOTAMENTO PROFISSIONAL ENTRE PROFESSORAS DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS GERAIS UCRANIANAS

O TEMPO DE GUERRA IMPORTA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i43.11781

Palavras-chave:

professores de línguas, esgotamento, Exaustão emocional, despersonalização, redução da realização pessoal, escola secundária geral, tempo de guerra

Resumo

Esta investigação representa uma continuação de pesquisas anteriores centradas no esgotamento profissional vivenciado por professores de inglês do ensino secundário geral em situações de emergência. Através da implementação do Maslach Burnout Inventory, foram recolhidos dados empíricos de uma amostra de 70 professoras de língua inglesa que trabalham em escolas secundárias gerais na Ucrânia. Os resultados revelaram padrões notáveis nos componentes do esgotamento profissional, incluindo exaustão emocional, despersonalização da personalidade e redução das realizações profissionais. Especificamente, uma proporção significativa de professores relatou experimentar níveis elevados a médios de exaustão emocional, níveis médios a baixos de despersonalização e níveis médios a baixos de redução nas realizações profissionais num contexto de guerra. Por outro lado, a minoria de professores relatou um baixo nível de exaustão emocional, mas um alto nível de redução nas realizações profissionais e na despersonalização. A análise estatística indicou diferenças significativas na exaustão emocional (nível médio), na despersonalização da personalidade (níveis alto e baixo) e na redução das realizações profissionais (nível alto) entre os contextos pré-guerra e de guerra. No entanto, não foi encontrada nenhuma correlação significativa entre experiência profissional e esgotamento profissional entre professoras de língua inglesa. As implicações destas conclusões empíricas são discutidas em relação à literatura existente sobre o esgotamento profissional experimentado pelos professores de língua inglesa nas escolas secundárias gerais, com ênfase tanto nas considerações teóricas como nas implicações práticas.

Biografia do Autor

Tetiana Ponomarenko, Bila Tserkva Institute of Economics and Management, Ukraine

Separate Structural Subdivision of Higher Education Institution "Open International University of Human Development "Ukraine" Bila Tserkva Institute of Economics and Management, Ukraine

Liubov Spivak, Berdyansk State Pedagogical University, Ukraine

Berdyansk State Pedagogical University, Ukraine

Olena Khomchuk , Bila Tserkva National Agrarian University, Ukraine

Bila Tserkva National Agrarian University, Ukraine

Iryna Tsypnniatova, Mykhailo Dragomanov State University of Ukraine, Ukraine

Mykhailo Dragomanov State University of Ukraine, Ukraine

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Publicado

2024-07-25

Edição

Seção

Artigos