ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DO TEMA DAS MULHERES NEGRAS NA MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i40.11065

Palavras-chave:

Gênero, Raça, História da Matemática, Diversidade

Resumo

O presente artigo examina a experiência da realização de uma apresentação educacional de divulgação científica sobre a participação de mulheres negras ao longo da história da matemática, para alunos de ensino médio que visitaram o Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em 29 de maio de 2023. Desta forma, este trabalho articula pesquisa, ensino e extensão, de modo interdisciplinar, com o intuito de examinar as possibilidades pedagógicas do eixo temático das mulheres negras na matemática. Para fundamentar a investigação foi realizada uma revisão teórica sobre esta temática, por meio da busca de trabalhos acadêmicos a respeito, usando, para isto, a ferramenta “Google Acadêmico”. Um questionário, que foi elaborado para averiguar as concepções dos presentes sobre os temas abordados, foi respondido por 15 estudantes de ensino médio que assistiram à apresentação. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância do conceito de interseccionalidade que leva em conta as identidades de gênero, raça e classe quando se investigam as trajetórias das mulheres negras que se dedicam profissionalmente à matemática, como pesquisadoras e educadoras.

Biografia do Autor

Livia Jeniffer Faria da Silva, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Caraguatatuba

Estudante do curso de Licenciatura em Física no Instituto Federal de São Paulo, campus Caraguatatuba.

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Caraguatatuba

Licenciado e bacharel em Física pela UNICAMP (1984), Licenciado e bacharel em História pela USP (2000), Mestre em Física Nuclear pela USP (1988), Doutor em Física Nuclear pela USP (1996) e Docente de Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Referências

ALVES, Alê. Angela Davis: “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”. El País, 27 de julho de 2017. Available in: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/27/politica/1501114503_610956.html>. Accessed on: July 28, 2023.

BENITE, Anna M. Canavarro. 5 pontos sobre diversidade na produção científica. Nexo – Políticas Públicas, 25 de novembro de 2020. Available in: <https://pp.nexojornal.com.br/perguntas-que-a-ciencia-ja-respondeu/2020/5-pontos-sobre-diversidade-na-produ%C3%A7%C3%A3o-cient%C3%ADfica>. Accessed on: July 28, 2023.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

BOSCHI, Caio César. Por que estudar História? Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2019.

BORUM; Viveka; WALKER, Erica. Why didn't I know? Black women mathematicians and their avenues of exposure to the doctorate. Journal of Women and Minorities in Science and Engineering, v. 17, n. 4, p. 357-369, 2011. Available in: <https://www.dl.begellhouse.com/journals/00551c876cc2f027,3d3eb64c3bc079f7,720d08510c2e1b64.html#>. Accessed on: July 28, 2023.

BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick. Os excluídos do interior (p. 481-486). In: BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. Available in: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3507127/mod_resource/content/1/Os%20excluidos%20do%20interior.pdf>. Accessed on: July 28, 2023.

CHARLESTON LaVar J. et al. Intersectionality and STEM: The Role of Race and Gender in the Academic Pursuits of African American Women in STEM. Journal of Progressive Police & Practice, v. 2, n. 3, p.273-293, 2014. Available in: <https://caarpweb.org/wp-content/uploads/2014/12/Charleston-Adserias-Lang-Jackson-2014.pdf>. Accessed on: July 28, 2023.

COLLINGWOOD, Robin George. A ideia de história. Lisboa, Portugal: Editorial Presença, 1981.

DAMES, Nathalie. Black Women Pursuing Doctorates in Mathematics Education: An Examination of Stories of Their Mathematical Experiences. 2016. 147 f. Dissertation (Doctor of Philosophy) – Georgia State University, Atlanta, U.S.A., 2016. Available in: <https://scholarworks.gsu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1029&context=mse_diss>. Accessed on: July 28, 2023.

DAVIS, Angela. Mulheres, Raça e Classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2008.

FAPERJ. Serrapilheira e FAPERJ divulgam cientistas selecionados em chamada exclusiva para negros e indígenas. 28/09/2023. Available in: <https://www.faperj.br/?id=417.7.3>. Accessed on: November 11, 2023.

HOOKS, Bell. Ain't a Woman: Black Women and Feminism. Boston, U.S.A.: South End Press, 1981.

HOOKS, Bell. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 16, p. 193–210, jan. 2015. Available in: <https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/mrjHhJLHZtfyHn7Wx4HKm3k/#>. Accessed on: July 28, 2023.

INEP. Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação. Brasília: INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 2023. Available in: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao>. Accessed on: November 11, 2023.

IRELAND, Danyelle T. et al. (Un)Hidden Figures: A Synthesis of Research Examining the Intersectional Experiences of Black Women and Girls in STEM Education (Chapter 10). Review of Research in Education, v. 42, p. 226-254, 2018. Available in: <https://journals.sagepub.com/doi/epdf/10.3102/0091732X18759072>. Accessed on: July 28, 2023.

JONES, Shelly M. Women Who Count: Honoring African American Women Mathematicians. New Britain, U.S.A.: Central Connecticut State University, 2019.

LIKERT, Rensis. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, n. 140, 1932. Available in: <https://legacy.voteview.com/pdf/Likert_1932.pdf>. Accessed on: July 28, 2023.

LIRA, Iris Dayane Guedes. Mulheres nas ciências exatas: um olhar sob a perspectiva de gênero, preconceito de gênero, invisibilidade e silenciamento no cotidiano do trabalho docente. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal da Paraíba, Patos, PB, 2021. Available in: <https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/1284>. Accessed on: July 28, 2023.

LOPES NETA, Natércia de Andrade; SILVA, Diogo Pinheiro da. Decolonialidade e questões de gênero: as mulheres na área de exatas. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 33241-33248, 2021. Available in: <https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27435>. Accessed on: July 28, 2023.

LORDE, Audre. Sister Outsider: Essays and Speeches. Berkerley, U.S.A.: Crossing Press, 1984.

PEREIRA, Jéssica Louza. Uma análise panorâmica do filme: “Estrelas além do tempo” (p. 185-198). In: VERSUTI, Andrea. Tertúlia de ensaios e poéticas sobre Educação, Tecnologias e Comunicação. Aveiro: Ria Editorial, 2020.

RIGHETTI, Sabine; GAMBA, Estêvão; BOTTALLO, Ana. Apenas 1 em cada 4 matriculados em programas de mestrado e de doutorado no Brasil é negro. ClickPB, 22/11/2020. Available in: <https://www.clickpb.com.br/educacao/apenas-1-em-cada-4-matriculados-em-programas-de-mestrado-e-de-doutorado-no-brasil-e-negro-296219.html>. Accessed on: November 11, 2023.

SANTOS, Helio. A discriminação racial no Brasil. Anais dos Seminários Regionais Preparatórios para Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, Brasília, p. 81-102, 2001. Available in: <http://funag.gov.br/loja/download/100000-Seminarios_Regionais_Preparatorios_para_Conferencia_Mundial_Contra_o_Racismo_Discriminacao_Racial.pdf>. Accessed on: July 28, 2023.

SANTOS, Sales Augusto dos. Ações Afirmativas e Combate ao Racismo nas Américas. Brasília, DF: UNESCO, 2007. Available in: <https://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/acoes_afirm_combate_racismo_americas.pdf>. Accessed on: November 11, 2023.

SILVA, Camila da. Governo lança programa para financiar a pós-graduação de mulheres negras no exterior. Carta Capital, 20/07/2023. Available in: <https://www.cartacapital.com.br/diversidade/governo-lanca-programa-para-financiar-a-pos-graduacao-de-mulheres-negras-no-exterior/>. Accessed on: November 11, 2023.

SILVA, Sergio Gomes da. Preconceito e discriminação: as bases da violência contra a mulher. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 30, n. 3, p. 556–571, 2010. Available in: <https://www.scielo.br/j/pcp/a/rzhdT5gCxpg8sfQm4kzWZCw/?lang=pt#>. Accessed on: July 28, 2023.

SOTERO, Edilza Correia. Transformações no acesso ao ensino superior brasileiro: algumas implicações para os diferentes grupos de cor e sexo. In: MARCONDES, Mariana Mazzzini et al. (Orgs.). Dossiê Mulheres Negras: Retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil. Brasília: IPEA, 2013. Available in: < https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3039/1/Livro-Dossi%C3%AA_mulheres_negras-retrato_das_condi%C3%A7%C3%B5es_de_vida_das_mulheres_negras_no_Brasil>. Accessed on: July 28, 2023.

SOUZA, Carolina Rodrigues de et al. Identidades, pertencimentos e as ciências exatas e tecnológicas. Revista da ABPN, v. 11, n. especial, p. 252-282, 2019. Available in: <https://abpnrevista.org.br/site/issue/view/31>. Accessed on: July 28, 2023.

WALKER, Erica N. Excellence and Devotion: Black Women in Mathematics in the United States (Chapter 6, p. 103-120). In: BEERY, Janet L. et al. (Orgs.). Women in Mathematics: Celebrating the Centennial of the Mathematical Association of America. Cham, Switzerland: Springer, 2017. Available in: <https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-66694-5_6>. Accessed on: July 28, 2023.

WARREN, Wini. Black Women Scientists in the United States. Bloomington, U.S.A.: Indiana University Press, 1999.

WERNECK, Jurema. Nossos passos vêm de longe! Movimentos de mulheres negras e estratégias políticas contra o sexismo e o racismo (p. 151-163). In: VERSCHUUR, Christine (Org.). Vents d'Est, vents d'Ouest: Mouvements de femmes et féminismes anticoloniaux. Genebra, Suíça: Graduate Institute Publications, 2009. Available in: <https://books.openedition.org/iheid/pdf/6291>. Accessed on: July 28, 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)