ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DO TEMA DAS MULHERES NEGRAS NA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i40.11065Palavras-chave:
Gênero, Raça, História da Matemática, DiversidadeResumo
O presente artigo examina a experiência da realização de uma apresentação educacional de divulgação científica sobre a participação de mulheres negras ao longo da história da matemática, para alunos de ensino médio que visitaram o Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em 29 de maio de 2023. Desta forma, este trabalho articula pesquisa, ensino e extensão, de modo interdisciplinar, com o intuito de examinar as possibilidades pedagógicas do eixo temático das mulheres negras na matemática. Para fundamentar a investigação foi realizada uma revisão teórica sobre esta temática, por meio da busca de trabalhos acadêmicos a respeito, usando, para isto, a ferramenta “Google Acadêmico”. Um questionário, que foi elaborado para averiguar as concepções dos presentes sobre os temas abordados, foi respondido por 15 estudantes de ensino médio que assistiram à apresentação. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância do conceito de interseccionalidade que leva em conta as identidades de gênero, raça e classe quando se investigam as trajetórias das mulheres negras que se dedicam profissionalmente à matemática, como pesquisadoras e educadoras.
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