O MODELO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR COMO BASE PARA UMA EDUCAÇÃO SEM BARREIRAS
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i41.11543Palavras-chave:
Educação inclusiva, Ambiente educativo, Educação moderna, Educação pré-escolarResumo
O paradigma educativo moderno reconhece a educação pré-escolar inclusiva como um aspeto importante que requer atenção. A relevância reside no facto de se repensar a atitude da sociedade e do Estado em relação às crianças com necessidades educativas especiais, tendo em conta as mudanças na teoria e na prática pedagógicas. O artigo tem como objetivo realçar os aspectos fundamentais da educação pré-escolar inclusiva, bem como analisar as mudanças no paradigma pedagógico moderno destinadas a melhorar as condições das crianças com necessidades educativas especiais. O artigo analisa a essência da educação inclusiva, identificando aspectos-chave como a abordagem individual das crianças e a criação de condições para a sua participação igualitária em grupos conjuntos. Para tal, recorreu-se ao método da pesquisa documental e à análise do atual quadro normativo. Os autores salientam a importância da educação pré-escolar inclusiva como um passo fundamental para a criação de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. O artigo salienta que a educação inclusiva oferece uma oportunidade para as crianças com necessidades educativas especiais se tornarem membros iguais da sociedade, reduzindo os riscos de isolamento e segregação. Os autores analisam outros aspectos da educação pré-escolar inclusiva, como a formação profissional de professores e especialistas, a organização de ambientes de desenvolvimento para crianças com diferentes necessidades e a importância das parcerias com as famílias. O artigo sublinha que a educação pré-escolar inclusiva é um passo fundamental para a criação de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
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