O MODELO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR COMO BASE PARA UMA EDUCAÇÃO SEM BARREIRAS
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i41.11543Palavras-chave:
Educação inclusiva, Ambiente educativo, Educação moderna, Educação pré-escolarResumo
O paradigma educativo moderno reconhece a educação pré-escolar inclusiva como um aspeto importante que requer atenção. A relevância reside no facto de se repensar a atitude da sociedade e do Estado em relação às crianças com necessidades educativas especiais, tendo em conta as mudanças na teoria e na prática pedagógicas. O artigo tem como objetivo realçar os aspectos fundamentais da educação pré-escolar inclusiva, bem como analisar as mudanças no paradigma pedagógico moderno destinadas a melhorar as condições das crianças com necessidades educativas especiais. O artigo analisa a essência da educação inclusiva, identificando aspectos-chave como a abordagem individual das crianças e a criação de condições para a sua participação igualitária em grupos conjuntos. Para tal, recorreu-se ao método da pesquisa documental e à análise do atual quadro normativo. Os autores salientam a importância da educação pré-escolar inclusiva como um passo fundamental para a criação de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. O artigo salienta que a educação inclusiva oferece uma oportunidade para as crianças com necessidades educativas especiais se tornarem membros iguais da sociedade, reduzindo os riscos de isolamento e segregação. Os autores analisam outros aspectos da educação pré-escolar inclusiva, como a formação profissional de professores e especialistas, a organização de ambientes de desenvolvimento para crianças com diferentes necessidades e a importância das parcerias com as famílias. O artigo sublinha que a educação pré-escolar inclusiva é um passo fundamental para a criação de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Referências
Akpan, V. I., Igwe, U. A., Mpamah, I. B. I., & Okoro, C. O. (2020). Social constructivism: Implications on teaching and learning. British Journal of Education, 8(8), 49–56. https://www.eajournals.org/wp-content/uploads/Social-Constructivism.pdf
Alila, K., Ukkonen-Mikkola, T., & Kangas, J. (2022). Elements of the pedagogical process in Finnish early childhood education. In H. Harju-Luukkainen, J. Kangas, & S. Garvis (Eds.), Finnish early childhood education and care: A multi-theoretical perspective on research and practice (Vol 1, pp. 195–208). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-95512-0_14
Duckworth, A. L., Kautz, T., Defnet, A., Satlof-Bedrick, E., Talamas, S., Lira, B., & Steinberg, L. (2021). Students Attending School Remotely Suffer Socially, Emotionally, and Academically. Educational Researcher, 50(7), 479–482. https://doi.org/10.3102/0013189X211031551
Gvozdikova, T., & Amandykova, D. (2023). Promoting inclusive education in Kazakhstan: Environmental and architectural aspects. ISVS e-Journal, 10(4), 201–210.
Hannigan, S., Grima-Farrell, C., & Wardman, N. (2019). Drawing on creative arts therapy approaches to enhance inclusive school cultures and student wellbeing. Issues in Educational Research, 29(3), 756–773. http://www.iier.org.au/iier29/hannigan.pdf
Hasiuk, I., Medynskyi, S., Saienko, V., Biriukova, T., Ivanikiv, N., & Yakovliv, V. (2022). Correlation of physical indices with the subjective physiological and neurophysiological parameters of health. Revista Românească pentru Educaţie Multidimensională, 14(4), 159–179. https://doi.org/10.18662/rrem/14.4/635
Humeniuk, T., & Romaniuk, P. (2023). On the development of information and communication technologies in education of the future: the possibilities of cloud computing technology. Futurity Education, 3(1), 32–41. https://doi.org/10.57125/FED.2023.25.03.03
Immordino-Yang, M. H., Darling-Hammond, L., & Krone, C. R. (2019). Nurturing nature: How brain development is inherently social and emotional, and what this means for education. Educational Psychologist, 54(3), 185–204. https://doi.org/10.1080/00461520.2019.1633924
Iskakova, M., Kaldygozova, S., Ussenova, A., Junissova, A., & Shomanbaeva, A. (2023). Towards holistic education: Synthesizing personality consciousness, emerging technologies, and philosophical considerations in education system evolution. Futurity Philosophy, 2(2), 17–29. https://doi.org/10.57125/FP.2023.06.30.02
Keleş, Ö., Uzun, N., & Yalçin, G. (2023). Barrier-free science education for visually impaired students: An activity for life cycle in plants. Science Insights Education Frontiers, 14(1), 1945–1964. https://doi.org/10.15354/sief.23.or082
Kozlova, T., Polyezhayev, Y. (2022). A Cognitive-pragmatic study of Australian English phraseology. AD ALTA: Journal of Interdisciplinary Research, 12(1), 85–93. https://doi.org/10.33543/12018593
Krymets, L. (2022). What must the education of the future be like to be really future? (Attempts of philosophical reflection). Futurity Philosophy, 1(4), 28–41. https://doi.org/10.57125/FP.2022.12.30.03
Lebona, M. (2023). Exploring the understanding of enabling environment for learners with special educational needs in rural primary schools in Lesotho. International Journal of Studies in Psychology, 3(1), 22–27.
Marie, T., & Bailey, S. (2023). Creating an inclusive community in your school through Barrier-Free Theatre. Arts Education Policy Review, 124(4), 251–258. https://doi.org/10.1080/10632913.2022.2070888
Resvani, E., Eleftherakis, T., Kalerante, E., & Kaspiri, A. (2020). Integration, social inclusion, inclusive education: Parallel support teachers’ viewpoints. International Journal of Education Humanities and Social Science, 3(6), 89–124. https://ijehss.com/uploads2020/EHS_3_201.pdf
Ridei, N. (2021). Analysis of professional competencies in the characteristics of the teacher of the future: global challenges of our time. Futurity Education, 1(1), 22–32. https://doi.org/10.57125/FED.2022.10.11.3
Sanetra, B., & Małodobry, Z. (2022). Toward a postclassical paradigm for the education of the future. Futurity Education, 2(1), 13–19. https://doi.org/10.57125/FED/2022.10.11.20
Tsekhmister, Y. (2021). The problem of pedagogical innovations and trends in the development of the educational environment. Futurity Education, 1(2), 22–30. https://doi.org/10.57125/FED/2022.10.11.16
Türkmen, H. (2023). A comparative analysis of Karplus Learning Cycle Model and Ausubel Meaningful Learning Model on children’s environmental pollution cognition. Futurity Education, 3(3), 106–129. https://doi.org/10.57125/FED.2023.09.25.06
Tytova, N., & Mereniuk, K. (2022). Digital literacy of future teachers in the realities of large-scale military aggression (Ukrainian experience). Futurity Education, 2(3), 43–54. https://doi.org/10.57125/FED/2022.10.11.33
UNESCO. (2020). Inclusion and education: All means all. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373718/PDF/373718eng.pdf.multi
UNESCO. (2021). Inclusion and education: All means all. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375490/PDF/375490eng.pdf.multi
United Nations. (1989). Convention on the rights of the child [Ratified by the resolution of Verkhovna Rada of Ukraine No. 789-XII]. https://zakon.rada.gov.ua/laws/show/995_021#Text
Wiedebusch, S., Maykus, S., Gausmann, N., & Franek, M. (2022). Interprofessional collaboration and school support in inclusive primary schools in Germany. European Journal of Special Needs Education, 37(1), 118–130. https://doi.org/10.1080/08856257.2020.1853971
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Oksana Stanichenko, Svitlana Makarenko, Olena Maksymova, Mariia Fedorova, Tetiana Huzhanova
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.