OS RECURSOS MULTIMÉDIA COMO FATOR DE AUMENTO DA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Autores

Palavras-chave:

A globalização, Ensino, Inglês para fins específicos, Autonomia, Motivação

Resumo

O fenómeno da globalização e o aumento do número de ferramentas de comunicação conduziram a um aumento significativo da utilização de recursos multimédia no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras. Uma vez que o sucesso na aprendizagem de uma língua estrangeira está ligado à avaliação do ambiente de aprendizagem e que os recursos multimédia alteram certamente o ambiente de aprendizagem, a integração das ferramentas multimédia e das TIC no ensino e na aprendizagem deverá ter um impacto na motivação e, consequentemente, no sucesso da aprendizagem. Além disso, no contexto das inovações pedagógicas, a aprendizagem deve ser efectuada por todos os participantes na relação educativa. Neste sentido, este estudo pretende dar resposta à necessidade de analisar a utilização de recursos multimédia no contexto da inovação pedagógica através da avaliação das aprendizagens. Este trabalho é um estudo de campo. A investigação de métodos mistos baseia-se na recolha e análise de dados de várias fontes científicas, em questionários a alunos que estudam inglês na instituição de ensino superior da Ucrânia “Universidade Nacional “Zaporizhzhia Polytechnic” e na observação da sua atividade e desempenho. O objetivo do estudo é estabelecer a relação entre a utilização de recursos multimédia e o aumento da motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras, testar a perceção dos professores sobre o papel do aluno na aprendizagem de uma língua estrangeira numa instituição de ensino superior, bem como os resultados de aprendizagem alcançados pelos mesmos sujeitos após a introdução de uma inovação pedagógica utilizando recursos multimédia. Os resultados mostram que a perceção da aprendizagem, o interesse e a satisfação diferem em função do género dos estudantes. A utilização de materiais multimédia de acordo com o método de ensino-aprendizagem afecta a perceção dos respectivos papéis entre o professor e o aluno. As mudanças nos papéis dos alunos são acompanhadas por mudanças nos papéis dos professores. A mudança de papéis dos alunos é acompanhada de alguma resistência por parte de alguns deles. O principal resultado alcançado pelos alunos está relacionado com o desenvolvimento da autonomia e tem pouco a ver com a aprendizagem da disciplina propriamente dita. A investigação mostra que a abordagem recomendada não conduziu a uma melhoria significativa da qualidade da aprendizagem e do nível de domínio da disciplina por parte dos alunos, em comparação com os seus resultados escolares. No entanto, os resultados demonstram claramente o aumento da motivação e o desenvolvimento da independência dos alunos, a sua participação ativa no trabalho de grupo. É por isso que a introdução de inovações multimédia tem um efeito realmente positivo na motivação.

Biografia do Autor

Tarasenko Kyryl Valentynovych, Candidate of Philological Sciences, Associate Professor at the Department of Foreign Philology and Translation, National University Zaporizhzhia Polytechnic, 69063, Ukraine, Zaporizhzhia, 64 Zhukovskoho Street, Ukraine

Candidate of Philological Sciences, Associate Professor at the Department of Foreign Philology and Translation, National University Zaporizhzhia Polytechnic, 69063, Ukraine, Zaporizhzhia, 64 Zhukovskoho Street, Ukraine

Referências

Bazhenkov, I., & Shaposhnykova, O. S. (2021). Information and communication technologies as a tool of strategy for ensuring higher education adaptability to the digital economy challenges. International Journal of Computer Science and Network Security, 21(8), 187–195. https://doi.org/10.22937/IJCSNS.2021.21.8.25

Budiarti, Y. (2022). Language learning strategies, gender, and motivation in a foreign language context. Journal of English as A Foreign Language Teaching and Research, 2(1), 19–33. https://doi.org/10.31098/jefltr.v2i1.780

Chernenko, A. (2021). Information and digital competence as a key demand of modern Ukrainian education. Educational Challenges, 26(2), 38–51. https://doi.org/10.34142/2709-7986.2021.26.2.04

Deda, R., & Kolesnyk, T. (2019). Digital technologies of learning foreign languages in postgraduate education. Education-TechnologyIT, 10(1), 224–231. https://doi.org/10.15584/eti.2019.1.29

Dong, L., Liu, M., & Yang, F. (2022). The relationship between foreign language classroom anxiety, enjoyment, and expectancy-value motivation and their predictive effects on Chinese high school students’ self-rated foreign language proficiency. Frontiers in Psychology, 13, Article 860603. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.860603

Dziabenko, O., & Morze, N. (2019). 3D mapping Ukrainian digital education. In L. Gómez Chova, A. López Martínez, & I. Candel Torres (Eds.), EDULEARN19 Proceedings (pp. 8791–8798). IATED Academy. https://doi.org/10.21125/edulearn.2019.2190

Fandiño, F. G. E., Muñoz, L. D., & Velandia, A. J. S. (2019). Motivation and e-Learning English as a foreign language: A qualitative study. Heliyon, 5(9). https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2019.e02394

Fathabadi, J. (2023). The hidden side of learning English as a socially motivated behavior in Iran educational system. Interchange, 54(2), 155–171. https://link.springer.com/article/10.1007/s10780-023-09492-w

Furman, A., Bessarab, A., Leshchenko, I., Turubarova, A., Hirnyak, A., & Furman, O. (2022). Psychological tools affecting increasing motivation to learn two foreign languages. Journal of Curriculum and Teaching, 11(1), 255–263. https://eric.ed.gov/?id=EJ1340974

Goloborodko, A. (2022). Prerequisites and features of the development of education in the conditions of digitalization. In EDULEARN22 Proceedings (pp. 448–459). https://doi.org/10.21125/edulearn.2022.0129

Jalilbayli, O. B. (2022). Forecasting the prospects for innovative changes in the development of future linguistic education for the XXI century: the choice of optimal strategies. Futurity Education, 2(4), 36–43. https://doi.org/10.57125/FED.2022.25.12.0.4

Jamalli, A. I. (2023). Fostering language learning strategies through comparative linguistics: Future directions for Azerbaijani higher education. Futurity Education, 3(3), 61–76. https://doi.org/10.57125/FED.2023.09.25.04

Jiao, S., Wang, J., Ma, X., You, Z., & Jiang, D. (2022). Motivation and its impact on language achievement: Sustainable development of ethnic minority students’ second language learning. Sustainability, 14(13), Article 7898. https://doi.org/10.3390/su14137898

Kotsur, V. V., Pechenizka, S. S., & Kovtun, O. A. (2021). Use of modern technologies and digital tools in the context of distance and mixed learning. Linguistics and Culture Review, 5(S2), 733–750. https://doi.org/10.21744/lingcure.v5nS2.1416

Kryvoshein, V., Vdovenko, N., Buriak, I., Saienko, V., & Kolesnyk, A. (2022). Innovative educational technologies in management training: experience of EU countries. International Journal of Computer Science and Network Security, 22(6), 45–50. https://doi.org/10.22937/IJCSNS.2022.22.6.8

Kulichenko, A. L. L. A., & Polyezhayev, Y. (2020). Innovative information and communication technologies for ergotherapists applied during English learning in Ukraine. Ad Alta: Journal of Interdisciplinary Research, 10(2), 228–233. http://dspace.zsmu.edu.ua/handle/123456789/14196

Kulichenko, A., Shramko, R., Rakhno, M., & Polyezhayev, Y. (2023). Resistencia educativa bidimensional en el establecimiento educativo terciario moderno de Ucrania. Apuntes Universitarios, 13(1), 474–493. https://doi.org/10.17162/au.v13i1.1351

Kuzminska, O., Mazorchuk, M., Morze, N., & Kobylin, O. (2020). Digital learning environment of ukrainian universities: the main components to influence the competence of students and teachers. In V. Ermolayev, F. Mallet, V. Yakovyna, H. Mayr, & A. Spivakovsky (Eds.), Information and communication technologies in education, research, and industrial applications. ICTERI 2019. Communications in Computer and Information Science (Vol. 1175, pp. 210–230). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-39459-2_10

Li, J., King, R. B., & Wang, C. (2022). Profiles of motivation and engagement in foreign language learning: Associations with emotional factors, academic achievement, and demographic features. System, 108, Article 102820. https://doi.org/10.1016/j.system.2022.102820

Liu, M., & Oga-Baldwin, W. Q. (2022). Motivational profiles of learners of multiple foreign languages: A self-determination theory perspective. System, 106, Article 102762. https://doi.org/10.1016/j.system.2022.102762

Łockiewicz, M. (2019). The role of motivation in learning foreign languages: towards a global self-identity–a literature analysis. Current Issues in Personality Psychology, 7(2), 81–90. https://doi.org/10.5114/cipp.2019.84569

Macatuno-Nocom, N. (2022). Motivation and learning strategies on foreign language acquisition. South Florida Journal of Development, 3(2), 2885–2896. https://doi.org/10.46932/sfjdv3n2-102

Mahmoodi, M. H., & Yousefi, M. (2022). Second language motivation research 2010–2019: A synthetic exploration. The Language Learning Journal, 50(3), 273–296. https://doi.org/10.1080/09571736.2020.1869809

Marszalek, J. M., Balagna, D., Kim, A. K., & Patel, S. A. (2022, December). Self-concept and intrinsic motivation in foreign language learning: The connection between flow and the L2 self. Frontiers in Education, 7, Article 975163. https://doi.org/10.3389/feduc.2022.975163

Riyanti, D. (2019). The role of motivation in learning English as a foreign language. Journal of English Language Teaching Innovations and Materials (JELTIM), 1(1), 29–35. https://jurnal.untan.ac.id/index.php/JELTIM/article/view/27788

Rome, A. (2022). Globalisation and education. Leading and Managing, 28(1), 50–64. https://search.informit.org/doi/10.3316/informit.512960031174564

Sadoughi, M., & Hejazi, S. Y. (2023). The effect of teacher support on academic engagement: The serial mediation of learning experience and motivated learning behavior. Current Psychology, 42(22), 18858–18869. https://doi.org/10.1007/s12144-022-03045-7

Sanetra, B., & Małodobry, Z. (2022). Toward a postclassical paradigm for the education of the future. Futurity Education, 2(1), 14–20. https://doi.org/10.57125/FED/2022.10.11.20

Tsoli, K. (2023). Perception of teachers on entrepreneurial education before and after the implementation of a pilot program. Futurity Education, 3(3), 182–199. https://doi.org/10.57125/FED.2023.09.25.10

Williamson, B., Eynon, R., & Potter, J. (2020). Pandemic politics, pedagogies, and practices: digital technologies and distance education during the coronavirus emergency. Learning, Media and Technology, 45(2), 107–114. https://doi.org/10.1080/17439884.2020.1761641

Yolida, B., & Marpaung, R. R. T. (2023). The media puzzle assisted guided inquiry model: Its use of students’ critical thinking skills. Futurity Education, 3(1), 117–125. https://doi.org/10.57125/FED.2023.25.03.09

Yu, Z., Xu, W., & Sukjairungwattana, P. (2023). Motivation, learning strategies, and outcomes in mobile English language learning. The Asia-Pacific Education Researcher, 32(4), 545–560. https://doi.org/10.1007/s40299-022-00675-0

Zajda, J., & Majhanovich, S. (Eds.). (2022). Discourses of globalisation, ideology, education and policy reforms (Vol. 26). Springer Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-71583-0

Zhang, H., Dai, Y., & Wang, Y. (2020). Motivation and second foreign language proficiency: The mediating role of foreign language enjoyment. Sustainability, 12(4), Article 1302. https://doi.org/10.3390/su12041302

Downloads

Publicado

2024-03-07

Edição

Seção

Artigos