OS RECURSOS MULTIMÉDIA COMO FATOR DE AUMENTO DA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i41.11545Palavras-chave:
A globalização, Ensino, Inglês para fins específicos, Autonomia, MotivaçãoResumo
O fenómeno da globalização e o aumento do número de ferramentas de comunicação conduziram a um aumento significativo da utilização de recursos multimédia no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras. Uma vez que o sucesso na aprendizagem de uma língua estrangeira está ligado à avaliação do ambiente de aprendizagem e que os recursos multimédia alteram certamente o ambiente de aprendizagem, a integração das ferramentas multimédia e das TIC no ensino e na aprendizagem deverá ter um impacto na motivação e, consequentemente, no sucesso da aprendizagem. Além disso, no contexto das inovações pedagógicas, a aprendizagem deve ser efectuada por todos os participantes na relação educativa. Neste sentido, este estudo pretende dar resposta à necessidade de analisar a utilização de recursos multimédia no contexto da inovação pedagógica através da avaliação das aprendizagens. Este trabalho é um estudo de campo. A investigação de métodos mistos baseia-se na recolha e análise de dados de várias fontes científicas, em questionários a alunos que estudam inglês na instituição de ensino superior da Ucrânia “Universidade Nacional “Zaporizhzhia Polytechnic” e na observação da sua atividade e desempenho. O objetivo do estudo é estabelecer a relação entre a utilização de recursos multimédia e o aumento da motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras, testar a perceção dos professores sobre o papel do aluno na aprendizagem de uma língua estrangeira numa instituição de ensino superior, bem como os resultados de aprendizagem alcançados pelos mesmos sujeitos após a introdução de uma inovação pedagógica utilizando recursos multimédia. Os resultados mostram que a perceção da aprendizagem, o interesse e a satisfação diferem em função do género dos estudantes. A utilização de materiais multimédia de acordo com o método de ensino-aprendizagem afecta a perceção dos respectivos papéis entre o professor e o aluno. As mudanças nos papéis dos alunos são acompanhadas por mudanças nos papéis dos professores. A mudança de papéis dos alunos é acompanhada de alguma resistência por parte de alguns deles. O principal resultado alcançado pelos alunos está relacionado com o desenvolvimento da autonomia e tem pouco a ver com a aprendizagem da disciplina propriamente dita. A investigação mostra que a abordagem recomendada não conduziu a uma melhoria significativa da qualidade da aprendizagem e do nível de domínio da disciplina por parte dos alunos, em comparação com os seus resultados escolares. No entanto, os resultados demonstram claramente o aumento da motivação e o desenvolvimento da independência dos alunos, a sua participação ativa no trabalho de grupo. É por isso que a introdução de inovações multimédia tem um efeito realmente positivo na motivação.
Referências
Bazhenkov, I., & Shaposhnykova, O. S. (2021). Information and communication technologies as a tool of strategy for ensuring higher education adaptability to the digital economy challenges. International Journal of Computer Science and Network Security, 21(8), 187–195. https://doi.org/10.22937/IJCSNS.2021.21.8.25
Budiarti, Y. (2022). Language learning strategies, gender, and motivation in a foreign language context. Journal of English as A Foreign Language Teaching and Research, 2(1), 19–33. https://doi.org/10.31098/jefltr.v2i1.780
Chernenko, A. (2021). Information and digital competence as a key demand of modern Ukrainian education. Educational Challenges, 26(2), 38–51. https://doi.org/10.34142/2709-7986.2021.26.2.04
Deda, R., & Kolesnyk, T. (2019). Digital technologies of learning foreign languages in postgraduate education. Education-TechnologyIT, 10(1), 224–231. https://doi.org/10.15584/eti.2019.1.29
Dong, L., Liu, M., & Yang, F. (2022). The relationship between foreign language classroom anxiety, enjoyment, and expectancy-value motivation and their predictive effects on Chinese high school students’ self-rated foreign language proficiency. Frontiers in Psychology, 13, Article 860603. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.860603
Dziabenko, O., & Morze, N. (2019). 3D mapping Ukrainian digital education. In L. Gómez Chova, A. López Martínez, & I. Candel Torres (Eds.), EDULEARN19 Proceedings (pp. 8791–8798). IATED Academy. https://doi.org/10.21125/edulearn.2019.2190
Fandiño, F. G. E., Muñoz, L. D., & Velandia, A. J. S. (2019). Motivation and e-Learning English as a foreign language: A qualitative study. Heliyon, 5(9). https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2019.e02394
Fathabadi, J. (2023). The hidden side of learning English as a socially motivated behavior in Iran educational system. Interchange, 54(2), 155–171. https://link.springer.com/article/10.1007/s10780-023-09492-w
Furman, A., Bessarab, A., Leshchenko, I., Turubarova, A., Hirnyak, A., & Furman, O. (2022). Psychological tools affecting increasing motivation to learn two foreign languages. Journal of Curriculum and Teaching, 11(1), 255–263. https://eric.ed.gov/?id=EJ1340974
Goloborodko, A. (2022). Prerequisites and features of the development of education in the conditions of digitalization. In EDULEARN22 Proceedings (pp. 448–459). https://doi.org/10.21125/edulearn.2022.0129
Jalilbayli, O. B. (2022). Forecasting the prospects for innovative changes in the development of future linguistic education for the XXI century: the choice of optimal strategies. Futurity Education, 2(4), 36–43. https://doi.org/10.57125/FED.2022.25.12.0.4
Jamalli, A. I. (2023). Fostering language learning strategies through comparative linguistics: Future directions for Azerbaijani higher education. Futurity Education, 3(3), 61–76. https://doi.org/10.57125/FED.2023.09.25.04
Jiao, S., Wang, J., Ma, X., You, Z., & Jiang, D. (2022). Motivation and its impact on language achievement: Sustainable development of ethnic minority students’ second language learning. Sustainability, 14(13), Article 7898. https://doi.org/10.3390/su14137898
Kotsur, V. V., Pechenizka, S. S., & Kovtun, O. A. (2021). Use of modern technologies and digital tools in the context of distance and mixed learning. Linguistics and Culture Review, 5(S2), 733–750. https://doi.org/10.21744/lingcure.v5nS2.1416
Kryvoshein, V., Vdovenko, N., Buriak, I., Saienko, V., & Kolesnyk, A. (2022). Innovative educational technologies in management training: experience of EU countries. International Journal of Computer Science and Network Security, 22(6), 45–50. https://doi.org/10.22937/IJCSNS.2022.22.6.8
Kulichenko, A. L. L. A., & Polyezhayev, Y. (2020). Innovative information and communication technologies for ergotherapists applied during English learning in Ukraine. Ad Alta: Journal of Interdisciplinary Research, 10(2), 228–233. http://dspace.zsmu.edu.ua/handle/123456789/14196
Kulichenko, A., Shramko, R., Rakhno, M., & Polyezhayev, Y. (2023). Resistencia educativa bidimensional en el establecimiento educativo terciario moderno de Ucrania. Apuntes Universitarios, 13(1), 474–493. https://doi.org/10.17162/au.v13i1.1351
Kuzminska, O., Mazorchuk, M., Morze, N., & Kobylin, O. (2020). Digital learning environment of ukrainian universities: the main components to influence the competence of students and teachers. In V. Ermolayev, F. Mallet, V. Yakovyna, H. Mayr, & A. Spivakovsky (Eds.), Information and communication technologies in education, research, and industrial applications. ICTERI 2019. Communications in Computer and Information Science (Vol. 1175, pp. 210–230). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-39459-2_10
Li, J., King, R. B., & Wang, C. (2022). Profiles of motivation and engagement in foreign language learning: Associations with emotional factors, academic achievement, and demographic features. System, 108, Article 102820. https://doi.org/10.1016/j.system.2022.102820
Liu, M., & Oga-Baldwin, W. Q. (2022). Motivational profiles of learners of multiple foreign languages: A self-determination theory perspective. System, 106, Article 102762. https://doi.org/10.1016/j.system.2022.102762
Łockiewicz, M. (2019). The role of motivation in learning foreign languages: towards a global self-identity–a literature analysis. Current Issues in Personality Psychology, 7(2), 81–90. https://doi.org/10.5114/cipp.2019.84569
Macatuno-Nocom, N. (2022). Motivation and learning strategies on foreign language acquisition. South Florida Journal of Development, 3(2), 2885–2896. https://doi.org/10.46932/sfjdv3n2-102
Mahmoodi, M. H., & Yousefi, M. (2022). Second language motivation research 2010–2019: A synthetic exploration. The Language Learning Journal, 50(3), 273–296. https://doi.org/10.1080/09571736.2020.1869809
Marszalek, J. M., Balagna, D., Kim, A. K., & Patel, S. A. (2022, December). Self-concept and intrinsic motivation in foreign language learning: The connection between flow and the L2 self. Frontiers in Education, 7, Article 975163. https://doi.org/10.3389/feduc.2022.975163
Riyanti, D. (2019). The role of motivation in learning English as a foreign language. Journal of English Language Teaching Innovations and Materials (JELTIM), 1(1), 29–35. https://jurnal.untan.ac.id/index.php/JELTIM/article/view/27788
Rome, A. (2022). Globalisation and education. Leading and Managing, 28(1), 50–64. https://search.informit.org/doi/10.3316/informit.512960031174564
Sadoughi, M., & Hejazi, S. Y. (2023). The effect of teacher support on academic engagement: The serial mediation of learning experience and motivated learning behavior. Current Psychology, 42(22), 18858–18869. https://doi.org/10.1007/s12144-022-03045-7
Sanetra, B., & Małodobry, Z. (2022). Toward a postclassical paradigm for the education of the future. Futurity Education, 2(1), 14–20. https://doi.org/10.57125/FED/2022.10.11.20
Tsoli, K. (2023). Perception of teachers on entrepreneurial education before and after the implementation of a pilot program. Futurity Education, 3(3), 182–199. https://doi.org/10.57125/FED.2023.09.25.10
Williamson, B., Eynon, R., & Potter, J. (2020). Pandemic politics, pedagogies, and practices: digital technologies and distance education during the coronavirus emergency. Learning, Media and Technology, 45(2), 107–114. https://doi.org/10.1080/17439884.2020.1761641
Yolida, B., & Marpaung, R. R. T. (2023). The media puzzle assisted guided inquiry model: Its use of students’ critical thinking skills. Futurity Education, 3(1), 117–125. https://doi.org/10.57125/FED.2023.25.03.09
Yu, Z., Xu, W., & Sukjairungwattana, P. (2023). Motivation, learning strategies, and outcomes in mobile English language learning. The Asia-Pacific Education Researcher, 32(4), 545–560. https://doi.org/10.1007/s40299-022-00675-0
Zajda, J., & Majhanovich, S. (Eds.). (2022). Discourses of globalisation, ideology, education and policy reforms (Vol. 26). Springer Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-71583-0
Zhang, H., Dai, Y., & Wang, Y. (2020). Motivation and second foreign language proficiency: The mediating role of foreign language enjoyment. Sustainability, 12(4), Article 1302. https://doi.org/10.3390/su12041302
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anna Brutman, Kyryl Tarasenko, Yuriy Polyezhayev, Ivan Matsegora, Nataliya Rukolyanska
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.