OS RECURSOS MULTIMÉDIA COMO FATOR DE AUMENTO DA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i41.11545Palavras-chave:
A globalização, Ensino, Inglês para fins específicos, Autonomia, MotivaçãoResumo
O fenómeno da globalização e o aumento do número de ferramentas de comunicação conduziram a um aumento significativo da utilização de recursos multimédia no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras. Uma vez que o sucesso na aprendizagem de uma língua estrangeira está ligado à avaliação do ambiente de aprendizagem e que os recursos multimédia alteram certamente o ambiente de aprendizagem, a integração das ferramentas multimédia e das TIC no ensino e na aprendizagem deverá ter um impacto na motivação e, consequentemente, no sucesso da aprendizagem. Além disso, no contexto das inovações pedagógicas, a aprendizagem deve ser efectuada por todos os participantes na relação educativa. Neste sentido, este estudo pretende dar resposta à necessidade de analisar a utilização de recursos multimédia no contexto da inovação pedagógica através da avaliação das aprendizagens. Este trabalho é um estudo de campo. A investigação de métodos mistos baseia-se na recolha e análise de dados de várias fontes científicas, em questionários a alunos que estudam inglês na instituição de ensino superior da Ucrânia “Universidade Nacional “Zaporizhzhia Polytechnic” e na observação da sua atividade e desempenho. O objetivo do estudo é estabelecer a relação entre a utilização de recursos multimédia e o aumento da motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras, testar a perceção dos professores sobre o papel do aluno na aprendizagem de uma língua estrangeira numa instituição de ensino superior, bem como os resultados de aprendizagem alcançados pelos mesmos sujeitos após a introdução de uma inovação pedagógica utilizando recursos multimédia. Os resultados mostram que a perceção da aprendizagem, o interesse e a satisfação diferem em função do género dos estudantes. A utilização de materiais multimédia de acordo com o método de ensino-aprendizagem afecta a perceção dos respectivos papéis entre o professor e o aluno. As mudanças nos papéis dos alunos são acompanhadas por mudanças nos papéis dos professores. A mudança de papéis dos alunos é acompanhada de alguma resistência por parte de alguns deles. O principal resultado alcançado pelos alunos está relacionado com o desenvolvimento da autonomia e tem pouco a ver com a aprendizagem da disciplina propriamente dita. A investigação mostra que a abordagem recomendada não conduziu a uma melhoria significativa da qualidade da aprendizagem e do nível de domínio da disciplina por parte dos alunos, em comparação com os seus resultados escolares. No entanto, os resultados demonstram claramente o aumento da motivação e o desenvolvimento da independência dos alunos, a sua participação ativa no trabalho de grupo. É por isso que a introdução de inovações multimédia tem um efeito realmente positivo na motivação.
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