AS IDEIAS EDUCACIONAIS DE CONFÚCIO
CONTEÚDO E VALORES
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i42.11711Palavras-chave:
Confúcio. pensamento educacional. contente. valores.Resumo
Desde a antiguidade, os pensadores sempre enfatizaram o papel da educação na melhoria das pessoas e na melhoria da sociedade. Confúcio (551-479 aC) chamado Qiu, autointitulado Trong Ni, foi um famoso filósofo, político e educador na China antiga. O ancestral de Confúcio foi uma pessoa do estado Song que se mudou para o país de Lu. Ele nasceu no país de Lu – onde muitas heranças culturais da Dinastia Zhou são preservadas. Confúcio é um dos delegados importantes que lançou as bases para a educação no mundo em geral e na China em particular. Pela primeira vez na história, a educação foi promovida e difundida amplamente entre o povo. Para promover eficazmente a sua educação, Confúcio construiu um rico sistema de métodos de ensino e um modelo ideal de sociedade. Com essas características notáveis, o pensamento educacional de Confúcio contribuiu com experiências valiosas para o tesouro da teoria educacional humana em geral e para a história da educação chinesa antiga em particular.
Referências
CON, D.T. Analects of Confucius, Thuan Hoa Publishing House, Hue, 2000.
GREGOR, R. Why fast-changing China is turning back to Confucius. Financial Times, April 11, 2007.
HUU, T. D. Lectures on Eastern thought, National University Publishing House, 2002.
KAJAWO, S.C.R. Lessons from Confucius Ideas: Chinese Universities’ African Students Reflections. Open Access Library, 6, e5693, 2019. https://doi.org/10.4236/oalib.1105693
MOONEY, P. Confucius comes back The Chronicle of Higher Education, April 20. ISSN-0009-5982, 2007.
OSNOS, E. Sage for the ages makes a comeback: What does it mean to be Chinese in the 21st Century? A new generation is seeking answers in the homegrown wisdom of Confucius. Knight -Ridder-Tribune Business News, May 31, 2007.
ROMAR, E. Managerial harmony: The Confucian Ethics of Peter F. Drucker. Journal of Business Ethics, 51(2), 199-210, 2004.
XIE, Y. & CHEN, G.E. Confucius’ Thoughts on Moral Education in China. Cross-Cultural Communication, 9, 45-49, 2013. http://doi.org/10.3968/j.ccc.1923670020130904.2659
XING, F. The Chinese cultural system: Implications for cross-cultural management. SAM Advanced Management Journal, 60(1), 14-20, 2005.
ZHAO, W. Observation as China’s Civic Education Pedagogy and Governance: A Historical Perspective and Dialogue with Michel Foucault. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 40, 789-802, 2017. https://doi.org/10.1080/01596306.2017.1404444
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dang Quang Dinh, Vo Van Dung

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.