DESENVOLVIMENTO DE JOGO EDUCACIONAL DE FANTOCHES BALINESES E TESTES DE USABILIDADE USANDO SUS, UMUX, E UMUX LITE
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i43.11815Palavras-chave:
Fantoche, Jogos Educativos, Jogos de quebra-cabeça, Cultura indonésiaResumo
Esta pesquisa é o desenvolvimento de mídias de aprendizagem interativas na forma de jogos de aprendizagem. Vendo a situação da crise cultural entre as crianças, surgiu a ideia de introduzir o wayang kulit balinês com técnicas de quebra-cabeças e habilidades de contagem. Com a diminuição do interesse pelos bonecos de sombra entre adolescentes e crianças. Esta mídia foi desenvolvida usando o enredo articulado 3, que é muito importante para ser desenvolvido para crianças do 1º ano do ensino fundamental em disciplinas de introdução cultural. Esta pesquisa tem como objetivo produzir meios de aprendizagem interativos para a introdução do wayang kulit balinês usando técnicas de quebra-cabeças. Este método de pesquisa é MDLC (Multimedia Development Life Cycle). Esta pesquisa foi realizada através de 6 etapas principais, nomeadamente Conceito, Coleta de Materiais, Fabricação, Testes e Distribuição. Pesquisa para determinar as condições que ocorrem ou provar a veracidade de um projeto de pesquisa que está sendo realizado. Com base nos resultados do desenvolvimento do sistema de mídia de aprendizagem deste método, a mídia de aprendizagem desenvolvida é adequada para uso no processo de introdução de fantoches de sombra balineses usando técnicas de quebra-cabeça por meio de teste de caixa branca usando o método de teste de caixa preta. Os resultados da implementação também foram testados em versão beta no SD Negeri 1 Kaliuntu em Singaraja, para apresentar o produto e ao mesmo tempo dar às crianças a oportunidade de experimentar brincar com o professor. O método de teste UX usa três métodos, nomeadamente SUS, UMUX e UMUX Lite, que produzem bons intervalos.
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