OPINIÕES DOS PROFESSORES SOBRE SEUS MÉTODOS PREFERIDOS E PRÁTICAS DE EXAME NO ÂMBITO DO ENSINO DE GRAMÁTICA NO ENSINO DE TURCO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i44.12301Palavras-chave:
Ensino de turco como língua estrangeira, gramática, exames, métodosResumo
O ensino de gramática desempenha um papel importante na aprendizagem de línguas. No entanto, os métodos de ensino tradicionais limitam a compreensão dos alunos sobre as regras gramaticais e, portanto, abordagens mais inovadoras e centradas no aluno são necessárias. Neste estudo, os métodos que os professores usam no ensino de gramática e os tipos de exames que eles preferem serão examinados, e estratégias de solução serão desenvolvidas para as dificuldades encontradas neste processo. O principal objetivo da pesquisa é examinar os efeitos do modelo construtivista e as contribuições dos métodos modernos de medição e avaliação para o sucesso do aluno. Neste estudo, métodos de pesquisa qualitativa foram usados e foi realizado dentro da estrutura do design fenomenológico. Entrevistas semiestruturadas foram conduzidas no processo de coleta de dados e os dados obtidos dessas entrevistas foram analisados com análise de conteúdo. Os participantes consistiram em professores com experiência profissional entre 1 e 6 anos, 7 dos quais eram mulheres e 7 dos quais eram homens. O formulário de entrevista foi iniciado com 12 perguntas e foi reduzido para 9 perguntas como resultado da aplicação piloto. Os dados obtidos revelam as preferências dos professores sobre o ensino de gramática e os tipos de exames e as estratégias de desenvolvimento sugeridas neste processo. Os professores usam diferentes tipos de exames, como múltipla escolha, aberto, avaliação de desempenho e portfólio para medir o nível gramatical dos alunos. No ensino de gramática, métodos inovadores e centrados no aluno são preferidos; abordagens criativas e interativas, como escrita de histórias, discussões guiadas, análises de poemas e canções são usadas. Os professores recomendam o uso de materiais com suporte de tecnologia, o uso de plataformas digitais, o aumento da interação entre pares e o uso mais eficaz de portfólios e avaliações baseadas em desempenho. As recomendações para o estudo são que o uso de ferramentas digitais deve ser aumentado, o uso de materiais relacionados à vida real em atividades de sala de aula deve ser encorajado, aplicativos de aprendizagem baseados em jogos devem ser aumentados e o trabalho em grupo deve ser apoiado. Essas estratégias podem ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades linguísticas de forma mais eficaz.
Referências
Anılan, H. (2014). Sınıf öğretmenlerinin görüşlerine göre Türkçe dil bilgisi öğretiminin değerlendirilmesi. Educational Sciences: Theory & Practice, 14(5), 1893-1924.
Aydın, Ö. (1999). Ortaokullarda dilbilgisi öğretimi üzerine öğretmen görüşleri. Dil Dergisi, 81(1), 23-29.
Balcı, A. (2012). Cumhuriyet dönemi ilköğretim Türkçe dersi programlarında dil bilgisi öğretimi. M. Özbay (Ed.), Türkçe Eğitimi açısından dil bilgisi öğretimi içinde (s. 1-44). Pegem Akademi.
Başkale, H. (2016). Nitel araştırmalarda geçerlik, güvenirlik ve örneklem büyüklüğünün belirlenmesi. Dokuz Eylül Üniversitesi Hemşirelik Fakültesi Elektronik Dergisi, 9(1), 23-28.
Bayat, N. (2020). Dil bilgisi ve dil becerileri. A. Pehlivan ve İ. S. Aydın (Ed.), Dil bilgisi öğretimi içinde (s. 171-187). Pegem Akademi.
Benzer, A., & Eldem, E. (2013). Türkçe ve edebiyat öğretmenlerinin ölçme ve değerlendirme araçları hakkında bilgi düzeyleri. Kastamonu Eğitim Dergisi, 21(2), 649-664.
Göçer, A., & Aslan, S. (2018). Türkiye’de dil bilgisi öğretimi üzerine hazırlanan lisansüstü tezler hakkında bir meta-analiz çalışması. Kırıkkale Üniversitesi Sosyal Bilimler Enstitüsü Dergisi, 10(1), 1-22.
Leko, M.M., Cook, B.G. & Cook, L. (2021) Qualitative methods in special education research. Learning Disabilities Research & Practice, 36(4), 278–286. Available from: https://doi.org/10.1111/ldrp.12268
Merriam, S. B., & Tisdell, E. J. (2016). Qualitative Research: A Guide to Design and Implementation (4th ed.). San Francisco, CA: Jossey Bass.
Miller, S. (2003). Analysis of phenomenological data generated with children as research participants. Nurse Researcher, 10(4), 68–82. https://doi.org/10.7748/nr2003.07.10.4.68.c5905
Yıldırım A, Şimşek H. (2013). Sosyal Bilimlerde Nitel. Araştırma Yöntemleri. (9. Baskı). Ankara: Seçkin. Yayıncılık.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ayhan Dönmez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.