OPINIÕES DOS PROFESSORES SOBRE SEUS MÉTODOS PREFERIDOS E PRÁTICAS DE EXAME NO ÂMBITO DO ENSINO DE GRAMÁTICA NO ENSINO DE TURCO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i44.12301

Palavras-chave:

Ensino de turco como língua estrangeira, gramática, exames, métodos

Resumo

O ensino de gramática desempenha um papel importante na aprendizagem de línguas. No entanto, os métodos de ensino tradicionais limitam a compreensão dos alunos sobre as regras gramaticais e, portanto, abordagens mais inovadoras e centradas no aluno são necessárias. Neste estudo, os métodos que os professores usam no ensino de gramática e os tipos de exames que eles preferem serão examinados, e estratégias de solução serão desenvolvidas para as dificuldades encontradas neste processo. O principal objetivo da pesquisa é examinar os efeitos do modelo construtivista e as contribuições dos métodos modernos de medição e avaliação para o sucesso do aluno. Neste estudo, métodos de pesquisa qualitativa foram usados ​​e foi realizado dentro da estrutura do design fenomenológico. Entrevistas semiestruturadas foram conduzidas no processo de coleta de dados e os dados obtidos dessas entrevistas foram analisados ​​com análise de conteúdo. Os participantes consistiram em professores com experiência profissional entre 1 e 6 anos, 7 dos quais eram mulheres e 7 dos quais eram homens. O formulário de entrevista foi iniciado com 12 perguntas e foi reduzido para 9 perguntas como resultado da aplicação piloto. Os dados obtidos revelam as preferências dos professores sobre o ensino de gramática e os tipos de exames e as estratégias de desenvolvimento sugeridas neste processo. Os professores usam diferentes tipos de exames, como múltipla escolha, aberto, avaliação de desempenho e portfólio para medir o nível gramatical dos alunos. No ensino de gramática, métodos inovadores e centrados no aluno são preferidos; abordagens criativas e interativas, como escrita de histórias, discussões guiadas, análises de poemas e canções são usadas. Os professores recomendam o uso de materiais com suporte de tecnologia, o uso de plataformas digitais, o aumento da interação entre pares e o uso mais eficaz de portfólios e avaliações baseadas em desempenho. As recomendações para o estudo são que o uso de ferramentas digitais deve ser aumentado, o uso de materiais relacionados à vida real em atividades de sala de aula deve ser encorajado, aplicativos de aprendizagem baseados em jogos devem ser aumentados e o trabalho em grupo deve ser apoiado. Essas estratégias podem ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades linguísticas de forma mais eficaz.

Biografia do Autor

Ayhan Dönmez, Freelance Researcher, Türkiye

Freelance Researcher, Türkiye

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2025-01-10

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Artigos