IDEOLOGIA HUMANÍSTICA E VALORES EDUCACIONAIS NAS DINASTIAS LY E TRAN
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v17i45.12422Palavras-chave:
Ly - Dinastias Tran, ideologia humanística, Valores Educacionais, Dai Viet, VietnameResumo
A ideologia das dinastias Ly e Tran (séculos XI a XIII) foi moldada pelas condições históricas e sociais únicas do Dai Viet. Durante esse período, a necessidade de estabelecer um estado forte, independente e unificado era primordial, especialmente diante das ameaças externas das forças Nguyen e Mong. Para promover a solidariedade e a resiliência nacionais, os governantes Ly e Tran integraram princípios humanísticos do confucionismo, budismo e taoísmo, formando uma ideologia distinta. Um aspecto fundamental dessa ideologia era sua ênfase na educação como meio de cultivar o caráter moral e o comportamento ético. As dinastias priorizavam o desenvolvimento de uma elite educada, ao mesmo tempo em que promoviam iniciativas educacionais mais amplas que incutiam valores de altruísmo, tolerância e compaixão. Esse compromisso com a educação visava elevar o bem-estar individual e social, reforçando os ideais de humanidade sublime, dignidade e harmonia social. Ao sintetizar os ensinamentos do confucionismo, budismo e taoísmo, as dinastias Ly e Tran estabeleceram uma tradição humanística que influenciou profundamente o desenvolvimento cultural e intelectual.
Referências
Ha, V. T., Pham, T. T. (2003). The 13th century resistance war against Nguyen - Mong invaders. Hanoi: People's Army.
Institute of History. (1978). Vietnam far away from Ly - Tran. Hanoi: Social Science
Literature Institute (1989) Poetry of Ly - Tran, volume 2, upper book. Hanoi: Social Science Publishing House.
Nguyen, D. T. (editor, 1996). History of Vietnamese Education before the August 1945 Revolution. Hanoi: Education.
Nguyen, L. (2000). Vietnam's Buddhist history. Hanoi: Literature.
Phan, H. C. (2006). Lich dynasty constitutional chapter, episode 1, 2. Hanoi: Education.
Tam is awake. (1995). Vietnam Buddhist Research Institute.
Tran, V. G. (1996). The development of Vietnamese thought from the nineteenth century to the August Revolution (3 volumes). Hanoi: National Politics.
Truong, H. Q., Dinh, X. L., Le, M. H. (2002). Outline of Vietnamese History. Hanoi: Education.
Tran, T. T. (1974). Khoa hu luc. Hanoi: Social Science
Truong, V. C., Doan, C. (2008). Vietnamese Thought in the Ly - Tran period. Hanoi: National Politics.
Truong, V. C. (1998). Philosophical thought of the Truc Lam Zen sect of Tran dynasty. Hanoi: National Politics.
Vietnam Academy of Social Sciences. (1998). Complete Annals of Dai Viet, Vol.2, Hanoi: Social Sciences.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vu Thi Phuong Le, Dinh Quang Thanh

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.