IDEOLOGIA HUMANÍSTICA E VALORES EDUCACIONAIS NAS DINASTIAS LY E TRAN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v17i45.12422

Palavras-chave:

Ly - Dinastias Tran, ideologia humanística, Valores Educacionais, Dai Viet, Vietname

Resumo

A ideologia das dinastias Ly e Tran (séculos XI a XIII) foi moldada pelas condições históricas e sociais únicas do Dai Viet. Durante esse período, a necessidade de estabelecer um estado forte, independente e unificado era primordial, especialmente diante das ameaças externas das forças Nguyen e Mong. Para promover a solidariedade e a resiliência nacionais, os governantes Ly e Tran integraram princípios humanísticos do confucionismo, budismo e taoísmo, formando uma ideologia distinta. Um aspecto fundamental dessa ideologia era sua ênfase na educação como meio de cultivar o caráter moral e o comportamento ético. As dinastias priorizavam o desenvolvimento de uma elite educada, ao mesmo tempo em que promoviam iniciativas educacionais mais amplas que incutiam valores de altruísmo, tolerância e compaixão. Esse compromisso com a educação visava elevar o bem-estar individual e social, reforçando os ideais de humanidade sublime, dignidade e harmonia social. Ao sintetizar os ensinamentos do confucionismo, budismo e taoísmo, as dinastias Ly e Tran estabeleceram uma tradição humanística que influenciou profundamente o desenvolvimento cultural e intelectual.

Biografia do Autor

Vu Thi Phuong Le, Vinh University, Vietnam

Vinh University, Vietnam

Dinh Quang Thanh, Ho Chi Minh National Academy of Politics, Hanoi, Vietnam

Ho Chi Minh National Academy of Politics, Hanoi, Vietnam

Referências

Ha, V. T., Pham, T. T. (2003). The 13th century resistance war against Nguyen - Mong invaders. Hanoi: People's Army.

Institute of History. (1978). Vietnam far away from Ly - Tran. Hanoi: Social Science

Literature Institute (1989) Poetry of Ly - Tran, volume 2, upper book. Hanoi: Social Science Publishing House.

Nguyen, D. T. (editor, 1996). History of Vietnamese Education before the August 1945 Revolution. Hanoi: Education.

Nguyen, L. (2000). Vietnam's Buddhist history. Hanoi: Literature.

Phan, H. C. (2006). Lich dynasty constitutional chapter, episode 1, 2. Hanoi: Education.

Tam is awake. (1995). Vietnam Buddhist Research Institute.

Tran, V. G. (1996). The development of Vietnamese thought from the nineteenth century to the August Revolution (3 volumes). Hanoi: National Politics.

Truong, H. Q., Dinh, X. L., Le, M. H. (2002). Outline of Vietnamese History. Hanoi: Education.

Tran, T. T. (1974). Khoa hu luc. Hanoi: Social Science

Truong, V. C., Doan, C. (2008). Vietnamese Thought in the Ly - Tran period. Hanoi: National Politics.

Truong, V. C. (1998). Philosophical thought of the Truc Lam Zen sect of Tran dynasty. Hanoi: National Politics.

Vietnam Academy of Social Sciences. (1998). Complete Annals of Dai Viet, Vol.2, Hanoi: Social Sciences.

Downloads

Publicado

2025-02-27

Edição

Seção

Artigos