Educação de adultos, valorização do "capital de candidatura" e proscrição do associativismo popular
DOI:
https://doi.org/10.18316/1318Palavras-chave:
Educação de adultos. Capital de candidatura. Políticas públicas.Resumo
O campo da educação de adultos está em processo de redefinição, também em Portugal, como resultado de alterações significativas das orientações políticas para este setor educativo. Na pesquisa que está na base deste texto, os cursos de Educação e Formação de Adultos foram encarados como analisadores possíveis da recomposição deste campo, já que permitiram esclarecer o impacto da afirmação de lógicas de candidatura no desenvolvimento do sistema de educação de adultos, que valorizam o capital de candidatura das entidades promotoras e prejudicam a implicação qualificante do associativismo popular num campo em que, tradicionalmente, teve um papel de grande relevo.
Palavras-chave: Educação de adultos. Capital de candidatura. Políticas públicas.
Adult education, appreciationof the “application capital”and the proscription of popularassociations
Abstract
The adult education is a redefinition process, also in Portugal, as a result of sinificant changes of the political guidelines for this educative sector. In the research that supports this text, the adult education and training courses were understood as possible analyzers of the re-composition of this field, since it allowed to clarify the impact of the application logic in the development of the adult education system, who value the application capital of the adult education promoters and damage the qualifying implication of the popular associations in a field in which, traditionally, had a very important role.
Keywords: Adult education. Application capital. Public policies.
Referências
BENAVENTE, A. (Coord.); ROSA, A.; COSTA, A. F.; ÁVILA, P. A Literacia em Portugal. Resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Conselho Nacional de Educação, 1996.
BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Trad. F. Tomaz. 2 ed. Lisboa: Difel, 1989.
CARNEIRO, R. Accreditation of prior learning as a lever for lifelong learning: lessons learnt from the New Opportunities Initiative, Portugal. Lisboa: CEPCEP – Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa Universidade Católica Portuguesa; UNESCO; MENON Network, 2011.
CONTER, B. ; MAROY, C. Le développement da la formation professionnelle continue en Belgique francophone. Les Cahiers de recherche du GIRSEF, 1999, p. 1-32.
LIMA, L. C.; ESTEVÃO, M. L.; MATOS, L.; MELO, A.; MENDONÇA, M. A. Documentos Preparatórios III, Reorganização do Subsistema de Educação de Adultos. Lisboa: GEP/Ministério da Educação, 1988.
MELO, A.; QUEIRÓS, A. M.; SILVA, A. S.; SALGADO, L., ROTHES, L.; RIBEIRO, M. Uma Aposta Educativa na Participação Educativa de Todos. Lisboa: Ministério da Educação, 1998.
PINTO, J.; MATOS, L.; ROTHES, L. Ensino Recorrente: relatório de avaliação. Lisboa: Ministério da Educação, 1998.
ROTHES, L. A Recomposição Induzida do Campo de Educação Básica de Adultos. Lógicas de apropriação local num contexto político-institucional redefinido. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2009.
SILVA, A. S.; ROTHES, L. A. Educação de Adultos. In: Estudos Temáticos - A evolução do sistema educativo e o PRODEP (v. III, p. 17-103). Lisboa: DAPP do Ministério da Educação, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.