Educação de adultos, valorização do "capital de candidatura" e proscrição do associativismo popular

Authors

  • Luís Rothes Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.18316/1318

Keywords:

Educação de adultos. Capital de candidatura. Políticas públicas.

Abstract

O campo da educação de adultos está em processo de redefinição, também em Portugal, como resultado de alterações significativas das orientações políticas para este setor educativo. Na pesquisa que está na base deste texto, os cursos de Educação e Formação de Adultos foram encarados como analisadores possíveis da recomposição deste campo, já que permitiram esclarecer o impacto da afirmação de lógicas de candidatura no desenvolvimento do sistema de educação de adultos, que valorizam o capital de candidatura das entidades promotoras e prejudicam a implicação qualificante do associativismo popular num campo em que, tradicionalmente, teve um papel de grande relevo.

Palavras-chave: Educação de adultos. Capital de candidatura. Políticas públicas.

Adult education, appreciationof the “application capital”and the proscription of popularassociations

Abstract

The adult education is a redefinition process, also in Portugal, as a result of sinificant changes of the political guidelines for this educative sector. In the research that supports this text, the adult education and training courses were understood as possible analyzers of the re-composition of this field, since it allowed to clarify the impact of the  application logic in the development of the adult education system, who value the application capital of the adult education promoters and damage the qualifying implication of the popular associations in a field in which, traditionally, had a very important role.

Keywords: Adult education. Application capital. Public policies.



Author Biography

Luís Rothes, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Professor da Unidade Técnico-Científica de Ciências da Educação da Escola Superior de Educação do Porto

Presidente do Conselho Técnico-Científico da Educação da Escola Superior de Educação do Porto

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Published

2014-05-09

Issue

Section

Artigos