Resiliência e equilíbrio emocional na escola
DOI:
https://doi.org/10.18316/1741Palavras-chave:
Resiliência. Equilíbrio emocional. Escola. Profissão. Tempo. Vida.Resumo
Neste artigo, centrarei o questionamento, a análise e a reflexão nos termos e respectivos conceitos que integram o título escolhido, a saber: “resiliência”, “equilíbrio”, “emocional” e “escola”. Ou seja, é um pequeno ensaio de cariz argumentativo, baseado em situações experienciadas e experimentadas na minha vida profissional de professor e investigador universitário, dispensando números e dados estatísticos que o tempo e a vida desactualizam muito rapidamente. O artigo pretende ter também uma abordagem mais livre, decorrente da condição de Professor Emérito em que me encontro. Procurarei também manter uma certa “avidez e loucura”, como recomendava Steve Jobs, sobre um tema que se apresenta tão desafiador na sociedade emergente, em que a resiliência se assume como um novo modo de ser, de estar e de tornar-se humano e o equilíbrio emocional, como uma condição imprescindível para qualquer profissão e para a vida. Por isso, na formação do novo cidadão que o mundo precisa e exige, a escola não poderá passar ao lado dessa realidade. Na máquina trituradora do tempo, tudo é sereno e
normal, talvez, um pouco mais acelerado e exigente, hoje, em que apenas se tem tempo para prevenir e preparar o futuro pela simples razão de que, para o presente, nunca há tempo e o passado permanece mas com pouca relevância e se desvanece rapidamente na espuma e na curta e passageira memória dos homens e do mundo.
Palavras-chave: Resiliência. Equilíbrio emocional. Escola. Profissão.Tempo. Vida.
Resilience and emotionalbalance in school
Abstract
In this paper the focus will be on the questioning, analyzis and reflection on the terms and concepts that constitute the theme, namely “resilience”,“balance”, “emotional” and “school”. This is to say, a short essay based on the argumentative nature of situations experienced and experimented in my professional life as a faculty member and university researcher leavingaside the numbers and statistics that time and life very quickly transform inout-of-date data. It is also meant to be a more free view that comes naturally from my condition of Professor Emeritus. I will also seek to maintain acertain “eagerness and madness,” as recommended Steve Jobs, on a subjectwhich presents it self as a challenge in the emerging society in which resilienceis assumed to be a new way of being and becoming human, and emotionis assumed as a precondition for any profession and life. Therefore, inthe formation of the new citizens that the world needs and demands, school cannot ignore this reality.
Keywords: Resilience. Emotional balance. School. Profession. Time. Life.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.