Acreditação do ensino superior nos países lusófonos: reflexões e práticas em Portugal e Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.18316/1889Palavras-chave:
Agências de acreditação. Ensino superior. Acreditação e avaliação. ENADE. A3ES.Resumo
Accreditation of higher education in lusophone countries: reflections and practies in Portugal and Brazil
Este artigo propõe o estudo da qualidade do ensino superior em Portugal e no Brasil. Os objetivos são discutir os sistemas de acreditação em vigor nas agências e comparar os instrumentos públicos de avaliação e acreditação de ciclos da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em Portugal e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no Brasil. A metodologia utilizada baseou-se em dados secundários e documentais coletados das agências, realizando-se análise qualitativa com base nas categorias de avaliação. Os resultados demonstram que a atuação das agências tem apresentado similaridades em seus mecanismos de garantia, mesmo considerando-se sua distância geográfica e políticas educacionais distintas. As contribuições assentam na confrontação das metodologias de acreditação em uso pelas agências e na análise quanto à forma de validação das políticas de qualidade no ensino superior.
Palavras-chave: Agências de acreditação. Ensino superior. Acreditação e avaliação. ENADE. A3ES.
Abstract
This article proposes a study of the higher education quality in Portugal and Brazil. The objectives are to discuss the current accreditation systems of public agencies and to compare the instruments of evaluation and accreditation of operating cycles of the Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education (A3ES) in Portugal and the National System of Higher Education Assessment (SINAES) in Brazil. The methodology used was based on secondary data and documents collected from agencies, leading to a qualitative analysis based on the evaluation categories. The results demonstrate that the performance of the agencies have shown similarities in their mechanisms of warranty even when considered their geographical distance and different educational policies. Contributions are based on the confrontation of the accreditation methodologies in use by agencies and the analysis on the form of validation of quality policies in higher education.
Keywords: Accreditation Agencies. Higher education. Accreditation and evaluation. ENADE. A3ES.
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