O valor da vida no desenvolvimento moral

Nelso Antonio Bordignon

Resumo


Esse artigo a pesquisa sobre o Desenvolvimento Moral na Educação Superior, à luz da teoria de Kohlberg. Os resultados confirmam as pesquisas realizadas pelo autor, quando diz que em sua maioria, pais e professores estão no nível convencional de consciência moral. A afirmação é preocupante quando se percebe que a maioria dos educadores se apresenta neste nível de consciência moral, pois é a partir dele que se formam as novas gerações. Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1998b) preconizam a formação dos alunos “a partir de princípios e valores e não de receitas prontas”. Esse texto analisa os conceitos sobre o valor da vida e suas consequências a partir do quadro organizado pelo autor e as respostas dadas pelos participantes da pesquisa. O estudo acompanha os níveis e estágios de desenvolvimento moral com implicações para o desenvolvimento moral, bem como sobre o valor dado à vida e sua abrangência para a educação.

Palavras-chave: Vida. Desenvolvimento moral. Educação. Formação de professores.

 

The value of life in the moral development

Abstract

This article integrates research about the Moral Development in Superior Education illuminated by Kohlberg's theory. The results confirm the research when it says that in most cases, parents and teachers are at the conventional level of moral conscience. The statement is concerning when one realizes that most educators is in this level of moral consciousness, because it is from this level new generations are formed. The PCN (BRASIL, 1998b) profess the importance of students formation "from principles and not ready recipes". This paper analyzes the concepts of the value of life and its consequences from an organized table and the answers given by the research participants. The study monitors the levels and stages of moral development with implications for moral development, as well as the value given to life and the scope for education.

Keywords: Life. Moral development. Education. Teacher formation.



Palavras-chave


Vida. Desenvolvimento Moral. Educação. Formação de Professores

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2197

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