A dinâmica das relações educacionais e a construção de utopias no Projeto Pedagógico: a transcendência com o outro e o absoluto
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v8i16.2215Palavras-chave:
Abordagem sócio- Cultural. Utopia. Educação.Resumo
A educação tem sido uma constante preocupação no cenário mundial e brasileiro. Nela são colocadas as esperanças de construção de dias melhores, a partir da constituição de sociedades humanitárias, compostas de seres humanos solidários, emancipados, críticos e conscientes de seu papel enquanto cidadãos, considerando-se os estudos de Freire através da perspectiva sociocultural. A partir dessas considerações, o problema que moveu esta pesquisa foi a relação entre a abordagem sociocultural e o estabelecimento de utopias que se encontram contempladas no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Educação Física da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde. A partir do objetivo geral, foram analisados os seguintes aspectos: as estruturas fundamentais do ser humano nos aspectos somáticos, psíquicos e espirituais; as relações fundamentais do ser humano: relação de objetividade com o mundo, a relação de intersubjetividade com o outro, a relação de transcendência com o absoluto e as potencialidades do ser humano, incluindo afeto, inteligência e vontade. Foi realizada pesquisa qualitativa descritiva e documental, aplicada a partir do método hipotético dedutivo. Com base nos autores estudados consideramos que as estruturas fundamentais do ser humano encontram-se contempladas no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Educação Física da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde – MT.
Palavras-chave: Abordagem sociocultural. Utopia. Educação.
The dynamics of educational relations and the construction of utopias in the Pedagogical Project: the transcendence with the other and the absolute
Abstract
Education has been a constant concern in the world and Brazilian scenario. In it, the hopes of constructing better days are set out, starting with the constitution of humanitarian societies, composed of human beings who are supportive, emancipated, critical and aware of their role as citizens, considering Freire's studies from a sociocultural perspective. From these considerations, the problem that moved this research was the relationship between the sociocultural approach and the establishment of utopias that are contemplated in the Pedagogical Project of the Undergraduate Course in Physical Education from Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde. From those general objectives, the following aspects were analyzed: the fundamental structures of the human being in the somatic, psychic and spiritual aspects; the fundamental relationships of the human being: relationship of objectivity with the world, the relation of intersubjectivity with the other, the relationship of transcendence with the absolute and the potentialities of the human being, including affection, intelligence and will. A descriptive and documental qualitative research was applied, using the hypothetical deductive method. Based on the authors studied, we consider that the fundamental structures of the human being are contemplated in the Pedagogical Project of the Undergraduate Course in Physical Education from Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde.
Keywords: Sociocultural approach. Utopia. Education.
Referências
ARAÚJO, Rogério Bianchi de. A utopia como representação social da realidade. OPSIS, Catalão, v. 9, n. 1, jan./jun. 2009. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/Opsis/article/viewFile/9434/6521. Acesso em: 6 fev. 2015.
BOLSANELLO, Débora Pereira. A educação somática e os conceitos de descondicionamento gestual, autenticidade somática e tecnologia interna. Motrivivência, Ano XXIII, Nº 36, p. 306-322, jun./2011 doi: 10.5007/2175-8042.2011v23n36p306
BORDIGNON, Nelso Antonio. Implicações dos níveis de desenvolvimento de Kohlberg na educação superior. Brasília: EdUCB, 2013.
BOURDIEU Pierre; PASSERON Jean-Claude, A Reprodução: A Reprodução: Elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino, (Tradução de C. Perdigão Gomes da Silva), Ed. Vega, Lisboa, s.d., 302 pp.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – Coleção Leitura.
_____ Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.
_____ Pedagogia do Oprimido. 32 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
Gil, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOELLNER, Silvana. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira; NECKEL, Jane; GOELLNER, Silvana (Orgs.) Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003, p. 28-40.
HABIB, Ana Lucia C. M. da Costa. Uma interpretação de consciência corporal como valor humano em um contexto de educação e reeducação postural. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade Humana) – Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, 2001.
LEVIN, E. Infância em Cena. Constituição do sujeito e desenvolvimento psicomotor. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2001.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1994 -Texto original publicado em 1945.
MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: _____. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
NEIRA. M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
POLAK, Y. N. S. O corpo como mediador da relação homem/mundo. Texto & Contexto em Enfermagem, v. 3, n. 6, p. 29-43, set./dez. 1997.
PPC. Projeto Pedagógico do Curso. Curso de Licenciatura em Educação Física. Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde – MT, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.