Avaliação da qualidade no ensino superior: a baixa complexidade no cenário da América Latina
DOI:
https://doi.org/10.18316/1760Palavras-chave:
Complexidade. Avaliação. Qualidade. Ensino Superior.Resumo
A questão da baixa complexidade em Instituições de Ensino Superior (IES) surge como um desafio aos sistemas de avaliação da qualidade. Tendo como abordagem metodológica a investigação qualitativa, este estudo propõe-se
a aprimorar a compreensão do atual sistema de Educação Superior do Chile propondo uma classificação de Instituições em tipologias. Faz-se, ainda, uma análise do caso brasileiro. Os resultados demonstram que o processo
de avaliação da qualidade deve primar pela descoberta dos pontos positivos
e negativos inerentes às relações institucionais subsidiando o processo de
tomada de decisão bem como criando novos rumos ou fortalecendo os já
existentes.
Palavras-chave: Complexidade. Avaliação. Qualidade. Ensino Superior.
Quality evaluation in highereducation: a low complexityscenario of Latin America
Abstract
The issue of low complexity in Higher Education Institutions is a challenge to the systems of evaluation of quality. Therefore, with a methodological approach to qualitative research, the present study intends to improve the understanding of the current system of higher education in Chile by rating institutions into typologies. Besides that, the Brazilian university system situation is analyzed as well. The results show that the process of quality assessment should highlight the positive and negative aspects inherent to the institutional relations which encompass the decision-making process aswell as create new paths or strengthen the existing ones.
Keywords: Complexity. Assesment. Quality. Undergraduate Education.
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