Metodologias ativas no processo ensino aprendizagem na área de neurologia
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.2878Palavras-chave:
Metodologias ativas. Neurologia. Aprendizagem significativa. Formação médica.Resumo
Estudo de caso qualitativo, visando verificar a aquisição de habilidades e de competências em Neurologia na formação médica, requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Foi introduzida Inovação Metodológica na disciplina de Neurologia, estimulando os estudantes a participarem de uma atividade pedagógica, produzindo um vídeo sobre Acidente Vascular Cerebral devido à alta prevalência, incapacitação e podendo causar morte. Após a apresentação dos vídeos, os estudantes responderam a questionários, abordando as contribuições dessa metodologia para a aprendizagem e para o desenvolvimento de habilidades e de competências na formação médica. A análise dos dados demonstra que a produção de vídeo pode favorecer a aprendizagem do conteúdo, contribuir para o desenvolvimento de habilidades, competências, e atitudes para diagnóstico e de tratamento dessa patologia.
Palavras-chave: Metodologias ativas. Neurologia. Aprendizagem significativa. Formação médica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.