Metodologias ativas no processo ensino aprendizagem na área de neurologia

Autores

  • Analuiza Silva Tenório Luna Sarmento Universidade Federal de Alagoas, AL.
  • Lenilda Austrilino Universidade Federal de Alagoas, AL.
  • Mércia Lamenha Medeiros Universidade Federal de Alagoas, AL.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.2878

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Neurologia. Aprendizagem significativa. Formação médica.

Resumo

Estudo de caso qualitativo, visando verificar a aquisição de habilidades e de competências em Neurologia na formação médica, requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Foi introduzida Inovação Metodológica na disciplina de Neurologia, estimulando os estudantes a participarem de uma atividade pedagógica, produzindo um vídeo sobre Acidente Vascular Cerebral devido à alta prevalência, incapacitação e podendo causar morte. Após a apresentação dos vídeos, os estudantes responderam a questionários, abordando as contribuições dessa metodologia para a aprendizagem e para o desenvolvimento de habilidades e de competências na formação médica. A análise dos dados demonstra que a produção de vídeo pode favorecer a aprendizagem do conteúdo, contribuir para o desenvolvimento de habilidades, competências, e atitudes para diagnóstico e de tratamento dessa patologia.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Neurologia. Aprendizagem significativa. Formação médica.

Biografia do Autor

Analuiza Silva Tenório Luna Sarmento, Universidade Federal de Alagoas, AL.

Mestre em Ensino na Saúde. Especialista em Neurologia. Docente de Neurologia de Medicina (FAMED-UFAL).

Lenilda Austrilino, Universidade Federal de Alagoas, AL.

Doutora em Educação pela PUC/SP - instituição a que pertence UFAL.

Mércia Lamenha Medeiros, Universidade Federal de Alagoas, AL.

Doutora em Ciências e em Pediatria pela UNIFESP. Docente e Vice-Diretora da Faculdade de Medicina/Universidade Federal de Alagoas (FAMED-UFAL).

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Publicado

2018-01-05

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