Metodologias ativas no processo ensino aprendizagem na área de neurologia
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.2878Palabras clave:
Metodologias ativas. Neurologia. Aprendizagem significativa. Formação médica.Resumen
Estudo de caso qualitativo, visando verificar a aquisição de habilidades e de competências em Neurologia na formação médica, requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Foi introduzida Inovação Metodológica na disciplina de Neurologia, estimulando os estudantes a participarem de uma atividade pedagógica, produzindo um vídeo sobre Acidente Vascular Cerebral devido à alta prevalência, incapacitação e podendo causar morte. Após a apresentação dos vídeos, os estudantes responderam a questionários, abordando as contribuições dessa metodologia para a aprendizagem e para o desenvolvimento de habilidades e de competências na formação médica. A análise dos dados demonstra que a produção de vídeo pode favorecer a aprendizagem do conteúdo, contribuir para o desenvolvimento de habilidades, competências, e atitudes para diagnóstico e de tratamento dessa patologia.
Palavras-chave: Metodologias ativas. Neurologia. Aprendizagem significativa. Formação médica.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.