Metodologias ativas no processo ensino aprendizagem na área de neurologia

Autores/as

  • Analuiza Silva Tenório Luna Sarmento Universidade Federal de Alagoas, AL.
  • Lenilda Austrilino Universidade Federal de Alagoas, AL.
  • Mércia Lamenha Medeiros Universidade Federal de Alagoas, AL.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.2878

Palabras clave:

Metodologias ativas. Neurologia. Aprendizagem significativa. Formação médica.

Resumen

Estudo de caso qualitativo, visando verificar a aquisição de habilidades e de competências em Neurologia na formação médica, requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Foi introduzida Inovação Metodológica na disciplina de Neurologia, estimulando os estudantes a participarem de uma atividade pedagógica, produzindo um vídeo sobre Acidente Vascular Cerebral devido à alta prevalência, incapacitação e podendo causar morte. Após a apresentação dos vídeos, os estudantes responderam a questionários, abordando as contribuições dessa metodologia para a aprendizagem e para o desenvolvimento de habilidades e de competências na formação médica. A análise dos dados demonstra que a produção de vídeo pode favorecer a aprendizagem do conteúdo, contribuir para o desenvolvimento de habilidades, competências, e atitudes para diagnóstico e de tratamento dessa patologia.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Neurologia. Aprendizagem significativa. Formação médica.

Biografía del autor/a

Analuiza Silva Tenório Luna Sarmento, Universidade Federal de Alagoas, AL.

Mestre em Ensino na Saúde. Especialista em Neurologia. Docente de Neurologia de Medicina (FAMED-UFAL).

Lenilda Austrilino, Universidade Federal de Alagoas, AL.

Doutora em Educação pela PUC/SP - instituição a que pertence UFAL.

Mércia Lamenha Medeiros, Universidade Federal de Alagoas, AL.

Doutora em Ciências e em Pediatria pela UNIFESP. Docente e Vice-Diretora da Faculdade de Medicina/Universidade Federal de Alagoas (FAMED-UFAL).

Publicado

2018-01-05

Número

Sección

Artigos

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