Narrar o passado e pensar o futuro: possibilidades na formação inicial de professores através da escrita de si

Autores

  • Jesús Domingo Universidad de Granada, Espanha.
  • Vanessa França Simas Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Universidad de Granada, Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i20.3357

Palavras-chave:

Formação inicial. Identidade profissional. Desenvolvimento profissional. Investigação biográfica-narrativa. Memória escolar. Ensino universitário.

Resumo

Este artigo é parte de um projeto de pesquisa sobre a construção da identidade docente e do conhecimento profissional na formação inicial de professores. O objetivo é recuperar e documentar as práticas docentes que os estudantes viveram quando estavam na escola e os contextos em que elas foram desenvolvidas, a fim de tornar significativas suas aprendizagens e reflexões sobre o que é um bom professor e sobre como deve ser seu trabalho docente. Utiliza-se uma abordagem biográfico-narrativa a partir de narrativas, nas quais relatam-se suas experiências escolares e suas concepções de escola ideial para pensar e construir a sua identidade profissional, além de se apresentar uma teoria fundamentada sobre a profissão docente. Usar essas narrativas na formação inicial permite uma reflexão relevante sobre o trabalho docente, possibilitando, assim, um espaço de construção da identidade docente. Essa prática revelou-se ser uma estratégia potente na construção de futuros processos de diálogo curricular e de desenvolvimento profissional.

Biografia do Autor

Jesús Domingo, Universidad de Granada, Espanha.

Professor Doutor Catedrático da Universidad de Granada, Espanha.

Vanessa França Simas, Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Universidad de Granada, Espanha.

Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP e Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Granada.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Edição

Seção

Artigos