Narrar o passado e pensar o futuro: possibilidades na formação inicial de professores através da escrita de si
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v10i20.3357Palabras clave:
Formação inicial. Identidade profissional. Desenvolvimento profissional. Investigação biográfica-narrativa. Memória escolar. Ensino universitário.Resumen
Este artigo é parte de um projeto de pesquisa sobre a construção da identidade docente e do conhecimento profissional na formação inicial de professores. O objetivo é recuperar e documentar as práticas docentes que os estudantes viveram quando estavam na escola e os contextos em que elas foram desenvolvidas, a fim de tornar significativas suas aprendizagens e reflexões sobre o que é um bom professor e sobre como deve ser seu trabalho docente. Utiliza-se uma abordagem biográfico-narrativa a partir de narrativas, nas quais relatam-se suas experiências escolares e suas concepções de escola ideial para pensar e construir a sua identidade profissional, além de se apresentar uma teoria fundamentada sobre a profissão docente. Usar essas narrativas na formação inicial permite uma reflexão relevante sobre o trabalho docente, possibilitando, assim, um espaço de construção da identidade docente. Essa prática revelou-se ser uma estratégia potente na construção de futuros processos de diálogo curricular e de desenvolvimento profissional.
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