Narrar o passado e pensar o futuro: possibilidades na formação inicial de professores através da escrita de si

Autores/as

  • Jesús Domingo Universidad de Granada (España)
  • Vanessa França Simas Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Universidad de Granada, Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i20.3357

Palabras clave:

Formação inicial. Identidade profissional. Desenvolvimento profissional. Investigação biográfica-narrativa. Memória escolar. Ensino universitário.

Resumen

Este artigo é parte de um projeto de pesquisa sobre a construção da identidade docente e do conhecimento profissional na formação inicial de professores. O objetivo é recuperar e documentar as práticas docentes que os estudantes viveram quando estavam na escola e os contextos em que elas foram desenvolvidas, a fim de tornar significativas suas aprendizagens e reflexões sobre o que é um bom professor e sobre como deve ser seu trabalho docente. Utiliza-se uma abordagem biográfico-narrativa a partir de narrativas, nas quais relatam-se suas experiências escolares e suas concepções de escola ideial para pensar e construir a sua identidade profissional, além de se apresentar uma teoria fundamentada sobre a profissão docente. Usar essas narrativas na formação inicial permite uma reflexão relevante sobre o trabalho docente, possibilitando, assim, um espaço de construção da identidade docente. Essa prática revelou-se ser uma estratégia potente na construção de futuros processos de diálogo curricular e de desenvolvimento profissional.

Biografía del autor/a

Jesús Domingo, Universidad de Granada (España)

Jesús Domingo, es Catedrático de Universidad de área de Didáctica y organziación Escolar de la Universidad de Granada, Su principal línea de investigación se centra en asesoría y liderazgo para la inclusión de colectivos vulnerables, la mejora de la educación pública y la justicia social. Así como investigación biográfico-narrativa. Es miembro del grupo de investigación FORCE, de la Red de Investigación RILME, de SAUCA y del Proyecto Atlántida. Director y participante en una veintena de proyectos de investigación y de cooperación internacional financiados con fondos públicos y autor de más de un centenar de publicaciones en esta línea de investigación.

Vanessa França Simas, Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Universidad de Granada, Espanha.

Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP e Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Granada.

Publicado

2018-07-10

Número

Sección

Artigos