Mediação de conflitos escolares: fundamentos com base na educação em direitos humanos

Autores

  • Aida Maria Monteiro Silva Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.
  • Celma Tavares Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.
  • Fernando da Silva Cardoso Universidade de Pernambuco, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i20.3379

Palavras-chave:

Conflito. Educação em Direitos Humanos. Mediação.

Resumo

Este artigo apresenta alguns fundamentos teórico-metodológicos com base na Educação em Direitos Humanos (EDH) à prática da mediação de conflitos escolares, os quais foram construídos com base no estudo mais amplo sobre “Mediação de Conflitos Escolares: contribuições da educação em direitos humanos no enfretamento à violência”, realizado em escolas de Pernambuco/Brasil, entre 2014 e 2015. Os resultados apresentados nesta investigação assinalam para a ideia que denominamos de “educação transformativa de conflitos”, fundada em uma concepção democrática, do reconhecimento da diversidade e das diferenças humanas, e, principalmente, na ressignificação dos conflitos como pressupostos à construção de uma escola cidadã.

Biografia do Autor

Aida Maria Monteiro Silva, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo; Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e de Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania da UFPE.

Celma Tavares, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, Espanha; Professora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE.

Fernando da Silva Cardoso, Universidade de Pernambuco, Brasil.

Mestre em Direitos Humanos pela UFPE, Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Professor na Universidade de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Edição

Seção

Artigos