Mediação de conflitos escolares: fundamentos com base na educação em direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v10i20.3379Palabras clave:
Conflito. Educação em Direitos Humanos. Mediação.Resumen
Este artigo apresenta alguns fundamentos teórico-metodológicos com base na Educação em Direitos Humanos (EDH) à prática da mediação de conflitos escolares, os quais foram construídos com base no estudo mais amplo sobre “Mediação de Conflitos Escolares: contribuições da educação em direitos humanos no enfretamento à violência”, realizado em escolas de Pernambuco/Brasil, entre 2014 e 2015. Os resultados apresentados nesta investigação assinalam para a ideia que denominamos de “educação transformativa de conflitos”, fundada em uma concepção democrática, do reconhecimento da diversidade e das diferenças humanas, e, principalmente, na ressignificação dos conflitos como pressupostos à construção de uma escola cidadã.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.