Convite à análise discursiva em Michel Foucault nas pesquisas em Educação

Autores

  • Bruno Nunes Batista Instituto Federal Catarinense, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i20.3397

Palavras-chave:

Pesquisas pós-estruturalistas. Análise de discurso. Estudos foucaultianos. Educação.

Resumo

Parece que nós, na Educação, começamos nossas investigações munidos de verdades preliminares, que induzem pesquisas a resultados antes de terem sido pesquisados. Igualmente, nossas verdades – pedagógicas, científicas, psicológicas, históricas – passam a ser pontos de chegada para a conclusão dos trabalhos, ainda que forçosamente. O que nem sempre fazemos é questionar essas verdades, isto é, como elas funcionam e chegaram a ser o que são. Nesse sentido, a análise discursiva de Michel Foucault nos oferece pontas de lança para um trabalho de pensar o próprio pensamento. Enquanto precauções e oportunidades, este artigo faz um panorâmico convite aos estudos foucaultianos e à sua arqueologia do saber discursivo, por um lado; e às suas possíveis aplicações nas pesquisas em Educação, por outro.

Biografia do Autor

Bruno Nunes Batista, Instituto Federal Catarinense, Brasil.

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professor do Instituto Federal Catarinense.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Edição

Seção

Artigos