Convite à análise discursiva em Michel Foucault nas pesquisas em Educação
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v10i20.3397Palabras clave:
Pesquisas pós-estruturalistas. Análise de discurso. Estudos foucaultianos. Educação.Resumen
Parece que nós, na Educação, começamos nossas investigações munidos de verdades preliminares, que induzem pesquisas a resultados antes de terem sido pesquisados. Igualmente, nossas verdades – pedagógicas, científicas, psicológicas, históricas – passam a ser pontos de chegada para a conclusão dos trabalhos, ainda que forçosamente. O que nem sempre fazemos é questionar essas verdades, isto é, como elas funcionam e chegaram a ser o que são. Nesse sentido, a análise discursiva de Michel Foucault nos oferece pontas de lança para um trabalho de pensar o próprio pensamento. Enquanto precauções e oportunidades, este artigo faz um panorâmico convite aos estudos foucaultianos e à sua arqueologia do saber discursivo, por um lado; e às suas possíveis aplicações nas pesquisas em Educação, por outro.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.