Redes sociais e educação: a narrativa de si por meio da escrita no Twitter

Autores

  • Edvaldo Souza Couto Universidade Federal da Bahia
  • Ramon Missias-Moreira Faculdade Regional da Bahia (UNIRB) – Campus Salvador e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO) / Professor
  • Quesia Silva do Carmo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i21.3694

Palavras-chave:

Redes sociais digitais. Educação. Twitter.

Resumo

O artigo teve como objetivo analisar a produção de narrativas escritas pessoais postadas no Twitter, procurando desvelar o processo de exibição do sujeito, assim como a troca de saberes, informação e conhecimento. Pesquisa qualitativa aplicada à internet, exploratória, descritiva e analítica, observando-se hábitos de um grupo de 15 usuários do Twitter. Analisamos os resultados pela análise de conteúdo. O argumento do texto é que vivemos a era da publicização do sujeito nas redes sociais digitais e suas narrativas são essencialmente escritas. Narrar a si mesmo é produzir subjetividades e, ao mesmo tempo, produzir conhecimento de si e do mundo. Por fim, apontamos a necessidade de análise não apenas das narrativas pessoais que formam o enunciado, mas sim, o contexto histórico-social e as condições de produção que circundam a enunciação, numa tentativa de reconstruir os passos da modalidade do dizer.

Biografia do Autor

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP; Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia/UFBA.

Ramon Missias-Moreira, Faculdade Regional da Bahia (UNIRB) – Campus Salvador e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO) / Professor

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia; Professor na Universidade Federal do Vale do São Francisco; Professor dos Programas de Pós-graduação em Educação Física e em Psicologia da UNIVASF.

Quesia Silva do Carmo, Universidade Federal da Bahia

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos