Redes sociais e educação: a narrativa de si por meio da escrita no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v10i21.3694Keywords:
Redes sociais digitais. Educação. Twitter.Abstract
O artigo teve como objetivo analisar a produção de narrativas escritas pessoais postadas no Twitter, procurando desvelar o processo de exibição do sujeito, assim como a troca de saberes, informação e conhecimento. Pesquisa qualitativa aplicada à internet, exploratória, descritiva e analítica, observando-se hábitos de um grupo de 15 usuários do Twitter. Analisamos os resultados pela análise de conteúdo. O argumento do texto é que vivemos a era da publicização do sujeito nas redes sociais digitais e suas narrativas são essencialmente escritas. Narrar a si mesmo é produzir subjetividades e, ao mesmo tempo, produzir conhecimento de si e do mundo. Por fim, apontamos a necessidade de análise não apenas das narrativas pessoais que formam o enunciado, mas sim, o contexto histórico-social e as condições de produção que circundam a enunciação, numa tentativa de reconstruir os passos da modalidade do dizer.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.