Nação crioula: uma possibilidade de suporte didático no ensino de história afro-brasileira e africana

Autores

  • Dinamara Garcia Feldens Universidade Federal de Sergipe.
  • Lucas de Oliveira Carvalho Universidade Federal de Sergipe.
  • Luana Garcia Feldens Fusaro Universidade Federal de Sergipe.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i22.4055

Palavras-chave:

Material didático. Lei 10639/03. Nação crioula.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise do conteúdo histórico presente no romance “Nação crioula”, escrito pelo jornalista, escritor e editor angolano José Eduardo Agualusa. A partir disso pretendemos mostrar como o uso deste material pode ser uma alternativa viável no dia a dia das salas de aula, assumindo um papel importante de suporte didático no ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, nas turmas de oitavo ano. Pelo fato da confluência com os temas e períodos históricos contidos no romance de Agualuza, pretendemos, assim, apresentar “Nação crioula” como uma possibilidade para suprir as carências de adequação dos conteúdos dos livros didáticos ao que diz a lei 10.639/03, oferecendo novos olhares e perspectivas sobre essa temática e sobre o ensino de história.

Biografia do Autor

Dinamara Garcia Feldens, Universidade Federal de Sergipe.

Doutora e pesquisadora em educação; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividades (GPECS) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Lucas de Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Sergipe.

Graduado em História (licenciatura) pela Universidade Tiradentes em 2010, membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Subjetividades (GPECS) Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Luana Garcia Feldens Fusaro, Universidade Federal de Sergipe.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e bacharel em Comunicação Social - jornalismo pela Universidade Tiradentes.

Downloads

Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Artigos