Nação crioula: uma possibilidade de suporte didático no ensino de história afro-brasileira e africana

Dinamara Garcia Feldens, Lucas de Oliveira Carvalho, Luana Garcia Feldens Fusaro

Resumo


O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise do conteúdo histórico presente no romance “Nação crioula”, escrito pelo jornalista, escritor e editor angolano José Eduardo Agualusa. A partir disso pretendemos mostrar como o uso deste material pode ser uma alternativa viável no dia a dia das salas de aula, assumindo um papel importante de suporte didático no ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, nas turmas de oitavo ano. Pelo fato da confluência com os temas e períodos históricos contidos no romance de Agualuza, pretendemos, assim, apresentar “Nação crioula” como uma possibilidade para suprir as carências de adequação dos conteúdos dos livros didáticos ao que diz a lei 10.639/03, oferecendo novos olhares e perspectivas sobre essa temática e sobre o ensino de história.


Palavras-chave


Material didático. Lei 10639/03. Nação crioula.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v10i22.4055

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