Nação crioula: uma possibilidade de suporte didático no ensino de história afro-brasileira e africana
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v10i22.4055Palabras clave:
Material didático. Lei 10639/03. Nação crioula.Resumen
O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise do conteúdo histórico presente no romance “Nação crioula”, escrito pelo jornalista, escritor e editor angolano José Eduardo Agualusa. A partir disso pretendemos mostrar como o uso deste material pode ser uma alternativa viável no dia a dia das salas de aula, assumindo um papel importante de suporte didático no ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, nas turmas de oitavo ano. Pelo fato da confluência com os temas e períodos históricos contidos no romance de Agualuza, pretendemos, assim, apresentar “Nação crioula” como uma possibilidade para suprir as carências de adequação dos conteúdos dos livros didáticos ao que diz a lei 10.639/03, oferecendo novos olhares e perspectivas sobre essa temática e sobre o ensino de história.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.