A gestão de projetos na inserção da produção de materiais didáticos para a educação a distância: relato de experiência

Autores

  • Anaisa Alves de Moura Universidade Estadual Vale do Acaraú, CE.
  • Evaneide Dourado Martins Instituto Superior de Teologia Aplicada, CE.
  • Anaclea de Araújo Bernado Centro Universitário INTA, CE.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i18.4103

Palavras-chave:

Produção de material didático. Educação a distância. Gerência de Projetos.

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar uma análise aprofundada de cada etapa do processo de produção do material didático para os cursos de graduação a distância do INTAEAD, mais conhecido como Instituto Superior de Teologia Aplicada – Faculdades INTA, sob a orientação da gerência de projetos, listando suas principais ferramentas e como melhoraram o processo produtivo desde o momento em que a mesma foi implantada. O estudo envolveu a realização de uma pesquisa bibliográfica considerando como referenciais teóricos os trabalhos de Duffy (2006), Mallmann (2007), Silva (1985), Sanders (2011), Ota; Vieira (2012), Reddi (2003), Vargas (2007), Daychouw (2007), Cruz (2013), Project Management Institute (2008), entre outros. Com base nesses subsídios foi realizado um estudo aprofundado sobre a gerência de projetos inserida na produção do material didático para o INTAEAD. Entre os fatores abordados no estudo estão: o processo de produção do material didático, ferramentas da gerência de projetos aplicadas, etapas de elaboração do processo de produção dos materiais didáticos impresso, online e offline, e imagens de todos os três processos de elaboração. Considerando os dados bibliográficos levantados e a experiência que foi obtida com a gerência de projetos e a produção do material didático para os cursos a distância, foi de grande importância esse desafio e nos possibilitou contribuir para a qualidade do mesmo enquanto condição prioritária para a instituição.

Palavras-chave: Produção de material didático. Educação a distância. Gerência de Projetos.

 

Project management in the insertion of the production of didactic materials for distance education: experience reporting

This study aims to present an in-depth analysis of each step of the production process of the didactic material for the distance courses of the INTAEAD, better known as the Superior Institute of Applied Theology – colleges INTA, under the guidance of the Project management, listing its main tools and how they improved the productive process from the moment it was deployed. The study involved the realization of a bibliographical survey considering how theoretical references the works of Duffy (2006), Mackey (2007), Silva (1985), Sanders (2011), Ota; Vieira (2012), Reddi (2003), Vargas (2007), Daychouw (2007), Cruz (2013), Project Management Institute (2008), among others. On the basis of these grants a thorough study was conducted on the management of projects inserted in the production of the didactic material for the INTAEAD. Among the factors discussed in the study are: the process of production of the didactic material, tools of the management of applied projects, stages of elaboration of the production process of the didactic materials printed, online and offline, and images of all three processes of Preparation. Considering the bibliographic data raised and the experience that was obtained with the project management and the production of the didactic material for the distance was of great importance this challenge and enabled us to contribute to the quality of the same as condition Priority for the institution.

Keywords: Production of didactic material. Distance education. Project management.

Biografia do Autor

Anaisa Alves de Moura, Universidade Estadual Vale do Acaraú, CE.

Mestre em Ciências da Educação (ULHT – Lisboa/Portugal). Vinculada a CAPES pelo Programa PARFOR como professora pesquisadora e atua na Educação a Distância - Faculdades INTAEAD (Sobral – CE).

Evaneide Dourado Martins, Instituto Superior de Teologia Aplicada, CE.

Especialista em Gestão, Coordenação, Planejamento e Avaliação Escolar. Especialista em Educação a Distância pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA.

Anaclea de Araújo Bernado, Centro Universitário INTA, CE.

Acadêmica no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário INTA (Sobral – CE).

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Publicado

2018-01-03