A gestão de projetos na inserção da produção de materiais didáticos para a educação a distância: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v9i18.4103Palabras clave:
Produção de material didático. Educação a distância. Gerência de Projetos.Resumen
Este estudo tem por objetivo apresentar uma análise aprofundada de cada etapa do processo de produção do material didático para os cursos de graduação a distância do INTAEAD, mais conhecido como Instituto Superior de Teologia Aplicada – Faculdades INTA, sob a orientação da gerência de projetos, listando suas principais ferramentas e como melhoraram o processo produtivo desde o momento em que a mesma foi implantada. O estudo envolveu a realização de uma pesquisa bibliográfica considerando como referenciais teóricos os trabalhos de Duffy (2006), Mallmann (2007), Silva (1985), Sanders (2011), Ota; Vieira (2012), Reddi (2003), Vargas (2007), Daychouw (2007), Cruz (2013), Project Management Institute (2008), entre outros. Com base nesses subsídios foi realizado um estudo aprofundado sobre a gerência de projetos inserida na produção do material didático para o INTAEAD. Entre os fatores abordados no estudo estão: o processo de produção do material didático, ferramentas da gerência de projetos aplicadas, etapas de elaboração do processo de produção dos materiais didáticos impresso, online e offline, e imagens de todos os três processos de elaboração. Considerando os dados bibliográficos levantados e a experiência que foi obtida com a gerência de projetos e a produção do material didático para os cursos a distância, foi de grande importância esse desafio e nos possibilitou contribuir para a qualidade do mesmo enquanto condição prioritária para a instituição.
Palavras-chave: Produção de material didático. Educação a distância. Gerência de Projetos.
Project management in the insertion of the production of didactic materials for distance education: experience reporting
This study aims to present an in-depth analysis of each step of the production process of the didactic material for the distance courses of the INTAEAD, better known as the Superior Institute of Applied Theology – colleges INTA, under the guidance of the Project management, listing its main tools and how they improved the productive process from the moment it was deployed. The study involved the realization of a bibliographical survey considering how theoretical references the works of Duffy (2006), Mackey (2007), Silva (1985), Sanders (2011), Ota; Vieira (2012), Reddi (2003), Vargas (2007), Daychouw (2007), Cruz (2013), Project Management Institute (2008), among others. On the basis of these grants a thorough study was conducted on the management of projects inserted in the production of the didactic material for the INTAEAD. Among the factors discussed in the study are: the process of production of the didactic material, tools of the management of applied projects, stages of elaboration of the production process of the didactic materials printed, online and offline, and images of all three processes of Preparation. Considering the bibliographic data raised and the experience that was obtained with the project management and the production of the didactic material for the distance was of great importance this challenge and enabled us to contribute to the quality of the same as condition Priority for the institution.
Keywords: Production of didactic material. Distance education. Project management.
Citas
AAKER, David Austin. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996.
ALVES, Maria Leila. O papel equalizador do regime de colaboração estado-município na política de alfabetização. 1990. 283 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Campinas, Campinas, 1990. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/cibec/bbe-online/>. Acesso em: 28 set. 2015.
BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. Texto do Decreto-Lei n.º 5.452, de 1 de maio de 1943, atualizado até a Lei n.º 9.756, de 17 de dezembro de 1998. 25 ed. atual. e aum. São Paulo: Saraiva, 1999.
CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de (Org.). Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 5 ed. São Paulo: Papirus, 1995. 175 p.
CRUZ, F. Nova área dedicada ao Guia PMBOK. 5 ed. 2013. Disponível em: <http://www.fabiocruz.com.br/guiapmbok5br/>. Acesso em: 29 set. 2017.
CURITIBA. Secretaria da Justiça. Relatório de atividades. Curitiba, 2004.
DAYCHOUM, Merhi. 40 Ferramentas e técnicas de gerenciamento. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.
DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 1999.
DUFFY, Mary. Gestão de projetos. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, 8 ed.
FREIRE, Paulo. Pesquisa: princípio científico e educativo. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias – do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2003.
LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2008.
MAINGUENEAU, Dominique. Elementos de linguística para o texto literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
MALLMANN, E. M.; CATAPAN, A. H. Materiais didáticos em educação a distância: gestão e mediação pedagógica. Revista Linhas, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 63-75, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1360/1166>. Acesso em: 15 ago. 2015.
MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2008.
OTA, M. A.; VIEIRA, P. L. Produção de conteúdos para EaD: planejamento, execução e avaliação. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2, 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: EDUFU, 2012.
PETRI, C. A. Kommunication mit Automaten. Schriften des IIM Nr.2, Institut für Instrumentelle Mathematik, Bonn, 1962. Traduzida para o inglês como: Communication with Automata, Technical Report RADC-TR-65-377, Griffiths Air Force Base, New York, Vol.3, Suppl. 1, 2005.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. São Paulo: Stiliano, 1998.
REIS, José Luís. O marketing personalizado e as tecnologias de Informação. Lisboa: Centro Atlântico, 2000.
SANDERS, D. J. Empresas feitas para servir. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
SILVA, Rafael Sousa. Diagramação: o planejamento gráfico na comunicação impressa. São Paulo: Summus, 1985.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. 2. ed. Curitiba: UFPR, 1992. v. 2.
VALENTE, J. A.; BUSTAMANTE, S. B. V. Educação a distância: prática e formação do Profissional Reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009.
VARGAS, R. V. Manual prático do plano de projeto: utilizando o PMBOK® Guide. 5 ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.