A escola primária rural e a relação com a comunidade em Cabinda- Angola

Autores

  • Fernando Bumba Universidade 11 de Novembro Região Académica II em Angola-Província de Cabinda, no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda-Angola/Professor
  • María Natalia Campos Soto Universidad de Granada
  • Antonio Manuel Rodríguez García Universidad de Granada/Pesquisador

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i21.4112

Palavras-chave:

Escola Rural. Escola Primária. Relação Escola-Comunidade.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre as relações-interpessoais que a escola primária situada na zona rural estabelece com a comunidade que a circunda. O objetivo principal desta investigação descritiva é analisar as relações que a escola (diretores e professores) estabelecem com a comunidade rural onde funcionam, bem como com os próprios alunos. Finalmente, baseando-se do grupo de discusão onde os participantes foram os professores que trabalham na escola primária rural, concluíu-se que, independentemente de constrangimentos que possam existir durante as atividades docentes-educativas no seio rural, também pelo fato da comunidade ter pouca participação na tomada das decisões escolares, as relações escola-comunidade, professor – aluno, aluno-aluno são estreitas.

Biografia do Autor

Fernando Bumba, Universidade 11 de Novembro Região Académica II em Angola-Província de Cabinda, no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda-Angola/Professor

Doutorado em Curriculum Professorado e Instituicione Educativas pelo Instituto Superior da Educação da Universidade de Granada-Espanha; Professor na Universidade 11 de Novembro Região Académica II em Angola-Província de Cabinda, no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda-Angola.

María Natalia Campos Soto, Universidad de Granada

Mestrado em Intervenção Psicopedagógica, estudante do Programa de Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Granada, Espanha; Membro do grupo de pesquisa HUM-672 A.R.E.A. (Análise da Realidade Educativa); Pesquisadora na Universidade de Granada, Espanha

Antonio Manuel Rodríguez García, Universidad de Granada/Pesquisador

Mestrado em Pesquisa e Inovação em Currículo e Treinamento, estudante do Programa de Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Granada; Membro do grupo de pesquisa HUM-672 Á.R.E.A. (Análise da Realidade Educativa); Pesquisador na Universidade de Granada.

Publicado

2018-11-14

Edição

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